Seminário debate setor agropecuário
O seminário, promovido pelo Ministério da Agricultura e coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, contou com a participação de vários especialistas do setor, entre os quais o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), coordenador do painel sobre o tema "Impactos da Pesquisa Agropecuária no Setor de Abastecimento".
O seminário contou também com a presença do economista Antônio Salazar Pessoa Brandão. Ele informou que, nos últimos 30 anos, a produção de soja cresceu 430%, com uma taxa anual em torno de 5%. O economista revelou ainda que, na década de 90, a taxa de crescimento da produtividade do setor agropecuário foi superior à taxa de crescimento da área cultivada.
O pesquisador Regis Bonelli, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), informou que o desenvolvimento da atividade agropecuária, com a adoção de novas tecnologias, vem trazendo benefícios diretos aos produtores e municípios, com geração de emprego e renda, com reflexos positivos, inclusive, na área urbana.
O seminário foi dividido em quatro painéis: impactos de novas tecnologias agropecuárias nos indicadores de desempenho do país, na balança de pagamentos e no abastecimento e a contribuição das instituições de ciência e tecnologia em todo o processo. Também tomaram parte dos debates o professor José Roberto Mendonça de Barros, professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), e o pesquisador Juarez Baldini Rizzieri, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
29/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado debate Código Florestal com entidades do setor agropecuário nesta sexta-feira
Ana Amélia defende ajuda ao setor agropecuário
Commodities do setor agropecuário tiveram alta de 7,81% em julho
CNA prevê aumento de 5,3% no faturamento do setor agropecuário neste ano
Edital seleciona projetos voltados ao setor agropecuário
Estado anuncia benefícios para o setor agropecuário