Seminário discute impacto socioeconômico do carnaval
O Seminário Internacional Carnaval Identidade Negra e Economia Criativa foi aberto nessa terça-feira (18), na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O objetivo do encontro é compreender o impacto socioeconômico do carnaval na vida dos homens e mulheres negras responsáveis pela festa no Brasil, na África e América Latina.
“Estamos num governo de inserção, então precisamos continuar a pensar formas de inserir a cultura negra nos processos de fomento”, disse o presidente da Fundação Cultural Palmares - MinC, Hilton Cobra. Também estiveram presentes a deputada estadual Teresa Leitão (PT-PE), o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Rodrigues de Carvalho, Davi Soto, da Fundação Acqua da Colombia, assim como especialistas internacionais em produção carnavalesca do Brasil, Trinidad & Tobago, New Orleans (EUA), Peru e Barbados.
Marcos André, da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, falou sobre as ações da pasta para promoção das atividades de fomento a cultura e destacou a necessidade de criar um modelo brasileiro de economia criativa. “O Brasil ainda está atrasado nessa discussão, mas não precisamos copiar modelos internacionais. Temos uma cultura rica, diversa e precisamos pensar uma política criativa que conceba essa diversidade cultural e beneficie o pequeno produtor cultural que precisa ser foco de uma estratégia de economia criativa e solidária”, disse.
O presidente do Bloco Afro Olodum, João Jorge, resgatou a resistência negra cultural para manutenção do carnaval de hoje. De acordo com ele, os blocos afros do País são responsáveis pela valorização e manutenção da cultura e identidade negra.
Fonte:
19/02/2014 14:02
Artigos Relacionados
Seminário discute impacto das inovações tecnológicas no SUS
Seminário discute impacto da crise da aviação civil sobre o turismo
Impacto econômico na propriedade intelectual é tema de seminário
CE discute o impacto da reforma tributária no esporte
CAS discute impacto das fusões de companhias aéreas
Evento discute impacto econômico do Vale-Cultura