Seminário discute preservação de recursos hídricos



Começou na manhã desta quarta-feira (9), no Auditório Petrônio Portela, o 1º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade para uma Ecologia de Saberes, promovido pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA). O evento se estende ao longo do dia para discutir com representantes da sociedade os desafios da preservação e a resolução dos conflitos ambientais, sociais e econômicos que podem tornar a água um produto escasso.

Na abertura do seminário, pesquisadores manifestaram preocupação com a criação de mecanismos que protejam os mananciais e que priorizem a recuperação daqueles degradados pela ação humana. Um dos temas em destaque no encontro é a implementação do Plano Nacional de Recursos Hídricos, que vai envolver ações voltadas à educação ambiental e à mobilização social.

Presente à abertura do evento, o presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), observou que a redação final do novo Código Florestal deve dar prioridade ao tema água.

- O Código Florestal deve colocar a água em uma posição de honra, porque a água é um elemento essencial para garantir qualidade de vida para esta e para as futuras gerações. Ela é fundamental para manter as florestas, os biomas, a biodiversidade e a sustentabilidade da agricultura, portanto, seria inteligente e absolutamente necessário colocar a água no centro deste debate - disse o senador.

Rollemberg também afirmou acreditar que as discussões sobre o novo Código Florestal (PLC 30/11) poderão levar a um avanço gradual para garantir um texto capaz de assegurar a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs).

- Hoje, no meu entendimento, o texto em vigor não assegura a recuperação das APPs. Eu confio que, a partir dos entendimentos que estão sendo mantidos, especialmente na votação do relatório na CMA, nós vamos conseguir garantir instrumentos de preservação das APPS e de recuperação das áreas degradadas.

Participam do encontro representantes das seguintes instituições: Ministério do Meio Ambiente; Agência Nacional de Águas (ANA); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Universidade de Zaragoza (Espanha); Usina Hidrelétrica de Itaipu; Advocacia-Geral da União (AGU); Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília e Centro de Estudos Transdiciplinares da Água.

De acordo com a programação do evento, estão previstas diversas atividades nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), a partir das 8h, no Museu da República, também em Brasília.



09/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quintanilha discursa sobre necessidade de preservação de recursos hídricos

Valadares pede políticas urgentes para preservação de recursos hídricos

Walter Pinheiro alerta para necessidade de preservação dos recursos hídricos

Seminário discute recuperação de áreas de preservação ambiental

Seminário apresenta Política Nacional de Recursos Hídricos

ANA promove seminário sobre gerenciamento de recursos hídricos