Seminário em Brasília debate uso sustentável do solo na agropecuária



A importância do uso e manejo sustentável do solo no processo produtivo agropecuário será o tema do Seminário sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo, na quinta-feira (14), a partir das 9h, no auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.

O evento é promovido pelo Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, em homenagem ao dia do solo, comemorado no dia 15 de abril.

“O solo é a base da produção agropecuária, de fibras e de energia para o País. Além disso, é um componente essencial dos ecossistemas onde promovemos o nosso desenvolvimento socioeconômico. Por isso, a preocupação para com a sua sustentabilidade”, explica o chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista, Maurício de Oliveira.

A programação será composta por três palestras, ministradas por pesquisadores de reconhecidas instituições brasileiras. Entre os temas que serão abordados estão o funcionamento biológico do solo, a sustentabilidade de sistemas agrícolas e o plantio direto na palha.

Uma das palestrantes será a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Ieda de Carvalho Mendes. Ela explicará como o uso de indicadores biológicos pode auxiliar o agricultor na melhoria das condições físicas e biológicas e da produtividade do solo. “Por meio de bioindicadores, o produtor pode avaliar se o sistema de manejo que ele utiliza está favorecendo ou desfavorecendo o funcionamento biológico do solo”, explica.

 

Iniciativas

O Ministério da Agricultura desenvolve diversos programas e atividades voltadas para promover a conservação e o uso sustentável do solo. Uma delas é o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que estimula práticas como o planto direto na palha e a recuperação de áreas degradadas de modo a melhorar a produtividade da terra e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Outra iniciativa é o projeto Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas (Pisa), que incentiva a adoção de tecnologias e sistemas agropecuários sustentáveis no processo de produção e na recuperação da capacidade produtiva dos solos.

Um dos principais problemas da agropecuária brasileira é a degradação química, física e biológica do solo. Persiste a cultura nociva de se arar a terra para o plantio. A prática expõe o solo aos agentes causadores da erosão ? como a água das chuvas, os ventos e o próprio sol ? além de emitir gases de efeito estufa pela queima da matéria orgânica do terreno.


Fonte:
Ministério da Agricultura



12/04/2011 12:03


Artigos Relacionados


Seminário em Brasília vai debater agricultura sustentável

Seminário debate produção de energia elétrica sustentável no Brasil

Seminário debate Certificação e Gestão Sustentável das Arenas da Copa 2014

Especialistas debatem uso sustentável da terra em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo

Seminário em Brasília debate as perspectivas do campesinato

Seminário debate obesidade infantil em Brasília