Seminário em Brasília debate as perspectivas do campesinato



Representantes de movimentos sociais, pesquisadores e integrantes da sociedade civil reúnem-se em Brasília (DF), nesta semana, entre os dias 18 e 21 (terça a sexta-feira), para discutir as dinâmicas e o papel do campesinato na atualidade.

 Promovido pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Nead/MDA), o seminário Dinâmica e Perspectiva do Campesinato no Brasil do Século XXI vai tratar de temas como a reprodução social camponesa e a relação entre o campo e a cidade.

 O evento também faz parte das atividades do Ano Internacional da Agricultura Familiar, eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014, para dar visibilidade ao segmento que desempenha papel importante na promoção da segurança alimentar e na conservação dos recursos naturais do planeta.

 “O seminário vem a partir de um processo de construção histórica que o MPA desenvolve em parceria com várias instituições. A intenção é trazer o campesinato de volta ao cenário nacional e mostrar que temos condições, não só práticas, mas, também, teóricas, de contribuir com o desenvolvimento rural brasileiro”, ressalta Anderson Amaro Silva dos Santos, da Coordenação Nacional do MPA.

Esforço conjunto

O objetivo do encontro é estimular a articulação entre academia, governo e sociedade para ampliar e fortalecer a compreensão sobre o campesinato contemporâneo, discutindo seus desafios, limites e potencialidades. “Em um momento de valorização da agricultura familiar, camponesa e indígena, esperamos que o seminário contribua na produção de conhecimento para a construção e melhoria contínua de políticas públicas”, aponta Guilherme Abrahão, diretor interino do Nead.

 A programação contará com três mesas redondas, em que expositores apresentarão os temas: Contradições sociais no campo, no Brasil; Alianças das classes populares e o papel do Estado na reprodução social camponesa; e Construção da contra-hegemonia. Haverá, ainda, duas Conferências Magistrais. Além disso, como tema transversal, o campesinato será analisado enquanto polo irradiador da cultura popular relacionada à terra.

 Serviço

Seminário Dinâmica e Perspectiva do Campesinato no Brasil do Século XXI

Data: 18 a 21 de fevereiro de 2014

Local: Centro de Convenções Israel Pinheiro, SHDB QL 32 Conjunto A - ao lado da Ermida Dom Bosco - Lago Sul, Brasília (DF).

Horário: dia 18, de 14h às 19h; dias 19, 20 e 21, de 8h às 18h.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



17/02/2014 18:06


Artigos Relacionados


Seminário debate obesidade infantil em Brasília

Seminário em Brasília debate uso sustentável do solo na agropecuária

Seminário em Brasília debate cotas no serviço público federal

Seminário discute os desafios e perspectivas do ensino superior

Agricultura: Secretário participa do seminário 'Perspectivas para Agribusiness'

Seminário sobre Agricultura discute perspectivas para a safra 2008/2009