Seminário em Canoas debate escola técnica
Em seminário realizado pela Comissão de Educação (CE), nesta segunda-feira (20), em Canoas (RS), o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu a criação de escolas técnicas como forma de capacitar os brasileiros a uma profissão e de lhes garantir o direito ao emprego e à cidadania. Para Paim, milhares de pessoas podem ser beneficiadas caso projeto de lei de sua autoria - que cria o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional e Qualificação do Trabalhador (Fundep) - seja aprovado.
O senador explicou que o PLS 274/03 vai permitir que sejam investidos cerca de R$ 1,5 bilhões em 2006 e 2007 em escolas técnicas em todo o país. Paim informou que em 2004 o governo destinou a esse setor R$ 250 milhões.
- O projeto é defendido pelo Ministério da Educação, pelas entidades sindicais e pela comunidade, para que o sonho do direito a uma profissão possa ser dado a todo jovem brasileiro; e não só ao jovem, mas também ao cidadão com mais de 45 anos - disse Paim.
O senador observou ainda que os jovens brasileiros querem trabalhar para, além de contribuírem com o aumento da renda de suas famílias, terem condições de pagar os estudos em nível superior. Como não têm qualificação para ingressar no mercado de trabalho, disse, voltam-se para o tráfico de drogas.
Desenvolvimento
Na opinião do ministro interino da Educação, Jairo Jorge da Silva, para que haja o desenvolvimento de um país é necessário investimento em educação pública de qualidade. Ele informou que 97% das crianças brasileiras estão freqüentando o nível fundamental. No entanto, na sua opinião, o ensino brasileiro oferecido ainda não é de qualidade.
O ministro destacou ainda a importância do investimento em tecnologia e capacitação de docentes e disse que o governo federal deve assumir sua responsabilidade na área educacional.
- O governo deve fazer sua parte e não jogar para os estados e para os municípios a responsabilidade - disse.
O seminário foi realizado na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS) e contou também com a presença dos deputados Marco Maia e Maria do Rosário, ambos do PT gaúcho; do prefeito de Canoas,Marcos Ronchetti;do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco; do secretário municipal de Cultura, Marcos Zandonai; do representante da Secretaria Estadual de Educação, Flávio Fialho; do presidente do CICS, Luiz Roberto Steinmetz; além de vereadores e sindicalistas de vários segmentos profissionais.
21/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim saúda início da construção de escola técnica em Canoas
Ampliação do acesso de aluno de escola pública a universidade e escola técnica será discutida em audiência
Canoas debate combate às drogas
Subcomissão debate seqüestro de caminhoneiro e Secretaria de Segurança de Canoas
Sapopemba ganha Escola Técnica
Santos ganha sua terceira Escola Técnica