Seminário em Salvador fortalece combate à lavagem de dinheiro



Durante dois dias, mais de 250 servidores de diversos órgãos participaram do II Seminário sobre Lavagem de Dinheiro e Cooperação Jurídica Internacional, realizado em Salvador, na Bahia. O seminário abordou temas como alienação antecipada de bens, extinção de domínio e lavagem de dinheiro, cooperação internacional e recuperação de ativos e os limites da responsabilidade do advogado na lavagem de dinheiro.

O diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, Ricardo Saadi, destacou que os temas dos seminários são muito atuais, especialmente a lavagem de dinheiro e cooperação jurídica internacional. "Para os criminosos não existem fronteiras, mas para as autoridades, sim. Por esse motivo, devemos fortalecer e aprimorar a cooperação jurídica internacional”, afirmou ele.

Segundo o diretor, a melhor forma de combater o crime organizado é por meio do estrangulamento financeiro e não somente na prisão de criminosos. “Para uma efetiva atuação do Estado, as instituições públicas devem atuar em conjunto. Se trabalharmos de forma isolada, dificilmente teremos êxito", completou Saadi.

O evento foi realizado pelo departamento do Ministério da Justiça, em parceria com o Ministério Público da Bahia (MP-BA).


Fonte:
Ministério da Justiça

 

18/04/2011 18:09


Artigos Relacionados


Lavagem de dinheiro é tema de seminário em Salvador

Brasil avança no combate à lavagem de dinheiro

CCJ aprova proposta que combate lavagem de dinheiro

Seminário discute lavagem de dinheiro e cooperação jurídica internacional

Autoridades discutem combate à corrupção e lavagem de dinheiro

Magistrados fazem curso de combate à lavagem de dinheiro