Seminário faz balanço do Viver sem Limite em Brasília



Teve início nesta segunda-feira (9), em Brasília, o Seminário de Acompanhamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite.  O evento acontece no auditório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e conta com a participação dos apoiadores institucionais do Viver sem Limite, gestores estaduais e municipais, conselheiros dos direitos da pessoa com deficiência de estados e municípios e representantes da sociedade civil organizada. O evento segue até esta terça-feira (10).

O evento tem como objetivo apresentar os resultados do Plano durante o ano de 2013. Dentre as apresentações, estão os trabalhos de consultorias realizadas, a participação da sociedade civil representada nos Conselhos estaduais, municipais e no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), além do trabalho dos 12 apoiadores institucionais que atuam nos estados.

O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), lembrou que o plano já conta com a adesão de mais de 25% dos municípios do país e falou da importância do evento.

“A articulação foi fundamental por consolidar uma representação do Plano Viver sem Limite em todas as regiões do Brasil. Os apoiadores tiraram dúvidas foram fundamentais no processo na criação de diversos novos conselhos de defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Os apoiadores fazem um diagnóstico da efetividade do plano nos estados e municípios brasileiros”, declarou.

O consultor geral da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina, Marcondes Marchetti, disse que os apoiadores do Plano Nacional estreitaram a relação entre os Governos e facilitaram a implantação das ações do Viver sem Limite. “O trabalho dos apoiadores é uma necessidade.

Quando o gestor se depara com alguém do Governo Federal na sua localidade levantando necessidades para implementar políticas, e sabendo que ele pode contar com essa pessoa que conhece a região para sanar dúvidas, as ações se transformam em realidade. Prova disso é o número de municípios que aderiram ao Plano”, disse, referindo-se ao número de 1351 municípios brasileiros pactuados.

O apoiador institucional que atua nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, Anderson Tavares Correia, declarou que o seminário é muito importante na medida em que os apoiadores trocam experiências sobre a realidade de cada estado. “É gratificante observar que as ações do Viver sem Limite estão chegando em todas as localidades, nos grandes e pequenos municípios”, disse.

Fonte:

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República



10/12/2013 13:01


Artigos Relacionados


Viver sem Limite apresenta balanço de ações em 2012

Municípios do sul de MG aderem ao Viver sem Limite

Governo investe R$ 7,6 bi no Viver sem Limite

Viver sem Limite já está presente em 25% das cidades

Rio Grande do Norte adere ao Viver sem Limite

Viver sem Limite já recebeu adesão de 20% das cidades