Seminário promove discussão sobre crimes contra o patrimônio artístico



Tráfico internacional e detalhes da investigação do roubo de obras de arte serão alguns dos temas em discussão

A Secretaria da Cultura abrirá o debate sobre a segurança nos museus durante o seminário “Segurança e Museus”, no dia 24 de setembro, a partir das 9 horas, no auditório da SEC. O seminário é organizado pelo Grupo Técnico do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), órgão da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da SEC, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e colaboração do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Polícia Internacional (Interpol).

O objetivo do seminário, dirigido à sociedade civil, representantes e profissionais de instituições museológicas, imprensa e organizações não-governamentais interessadas na preservação do patrimônio histórico e artístico nacionais, é ampliar a discussão entre órgãos da administração pública e avaliar os procedimentos relativos à segurança do patrimônio histórico e artístico, seus pontos fortes e fragilidades.

Para os participantes, será uma oportunidade para conhecer, avaliar e trocar informações sobre os métodos utilizados pelas instituições na proteção de seu patrimônio material. Empresas especializadas também farão relatos sobre sistemas de segurança implantados em museus públicos e privados.

Durante o encontro, serão apresentados os procedimentos adotados pela Polícia Internacional (Interpol) na repressão ao tráfico internacional de obras de arte. O roubo de quatro obras de arte da Coleção Nemirovsky, ocorrido em junho na Estação Pinacoteca, será analisado pelos policiais do DEIC envolvidos na investigação, que detalharão a metodologia utilizada na elucidação de crimes contra o patrimônio artístico.

Serviço

Programação:
9h – Café receptivo
10h – Abertura com João Sayad, Ronaldo Marzagão, José do Nascimento Júnior e Youssef Chahin
11h – Apresentação do delegado da Polícia Civil de São Paulo, Marcelo Teixeira Lima, seguida de debate
14h – Apresentação da LG Sistemas de Segurança, Belfort Segurança e Grupo Haganá
16h – Apresentação da delegada Vanessa Gonçalves Leite, da Interpol, seguida de debate com o público.

Da Secretaria da Cultura



09/23/2008


Artigos Relacionados


Crimes contra o patrimônio caem 23% no Estado

Crimes contra o patrimônio caem na capital, diz pesquisa

Comissão de juristas propõe mais rigor para crimes contra o patrimônio

Anteprojeto do Código Penal poderá incluir crimes contra o patrimônio público

Patrimônio artístico-cultural possui catálogo online

Patrimônio artístico do Estado agora está em site