Seminário promovido pela CDR traz anúncio de investimentos no Nordeste
O seminário sobre desenvolvimento regional e turismo no Nordeste, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), em Aracaju, trouxe boas notícias para o desenvolvimento econômico da região. Durante o evento, foram assinados três documentos que trarão investimentos em infraestrutura e turismo.
Um dos documentos assinados foi a autorização para a licitação do anteprojeto da primeira etapa do Canal de Xingó, com 130 quilômetros de extensão, no valor de R$ 6,7 milhões. O canal bombeará água captada no Rio São Francisco, por um canal adutor, para municípios da Bahia e de Sergipe. A autorização foi assinada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e pelo o governador em exercício de Sergipe, Jackson Barreto.
Também foram assinados dois documentos que beneficiam o setor de turismo. Um acordo entre o Ministério do Turismo e o governo de Sergipe vai permitir a potencialização da atividade turística em Aracaju, com destaque para a reforma e ampliação do centro de convenções e para a revitalização do complexo turístico. Já o pacto assinado entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura de Aracaju tem como objetivo a implantação, melhoria e expansão da sinalização turística da cidade.
O presidente da CDR, senador Antonio Carlos Valadares, disse considerar o evento histórico por apresentar resultados concretos para a região. Para ele, o Canal de Xingó, é uma obra fundamental para todo o Nordeste e o turismo é fundamental para o desenvolvimento da região.
- O turismo é, cada vez mais, uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento regional, o que deixa claro a necessidade de fomentarmos a atividade turística, identificando suas potencialidades produtivas e o incremento de seu dinamismo econômico – afirmou.
O governador em exercício de Sergipe, Jackson Barreto, disse que o canal de Xingó significará libertação para o povo do semiárido.
- A assinatura da licitação do anteprojeto da primeira etapa do Canal de Xingó transforma em realidade o sonho de todo povo sergipano, especialmente do povo da região do semiárido. É a água da libertação - afirmou.
Ainda durante o evento, o presidente da comissão recebeu um pedido dos secretários de turismo do Nordeste no sentido de que a Anac solucione problemas enfrentados na aviação comercial brasileira. Entre as dificuldades citadas estão os preços elevados das passagens e a falta de medidas eficazes para a correção de discrepâncias existentes no setor. Valadares informou que o assunto será discutido pela comissão.
Evento
O seminário reuniu lideranças políticas e empresariais de Sergipe e do Nordeste. Participaram do evento o ministro do Turismo, Gastão Vieira; o vice-governador da Paraíba, Romulo Gouvêa; o prefeito de Aracaju, João Alves; os senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Lídice da Mata (PSB-BA), João Capiberibe (PSB-AP) e Maria do Carmo (DEM-SE), além de deputados federais e estaduais e de prefeitos e secretários de Turismo do Nordeste.
Com informações da Liderança do PSB
09/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Educação ambiental será tema de seminário promovido pela CE
Seminário sobre terrorismo e comunicação é promovido pela Subcomissão de Cinema
Seminário sobre terrorismo e comunicação é promovido pela Subcomissão de Cinema
Livro reproduz debates de seminário de educação ambiental promovido pela Comissão de Educação
SEMINÁRIO PROMOVIDO PELO ILB DISCUTE O FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO
"DIREITO E GLOBALIZAÇÃO" ABRE SEMINÁRIO PROMOVIDO PELO ILB