Seminário sobre PNAD Contínua é realizado para jornalistas



O IBGE realiza, nesta segunda-feira (13), um seminário para jornalistas sobre a metodologia da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), cujos primeiros resultados sobre o tema trabalho serão divulgados na próxima sexta-feira (17), com dados inéditos, apresentando informações trimestrais para Brasil e grandes regiões.

A PNAD Contínua vai substituir as atuais Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), potencializando os resultados produzidos por ambas.

Em relação à primeira, agrega a cobertura do território nacional; e, em relação à segunda, a disponibilização de informações sobre trabalho com periodicidade de divulgação que permitirá a análise conjuntural do tema.

A partir da PNAD Contínua serão produzidas informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho, segundo características tais como idade, sexo e nível de instrução.

A pesquisa permitirá também o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país através da produção de dados anuais sobre outras formas de trabalho, trabalho infantil, migração, entre outros.

É preciso enfatizar que, mesmo em relação à PNAD anual, a PNAD Contínua propicia uma cobertura territorial mais abrangente. A cada trimestre, a PNAD Contínua investiga 211.344 domicílios em aproximadamente 16 mil setores censitários, distribuídos em cerca de 3.500 municípios – a PNAD anual, por exemplo, visita 1.100 municípios ao ano. Essa abrangência geográfica implica operação de campo e apuração de resultados complexos, e exige processo de implantação por etapas.

Atualmente, o IBGE produz informações mensais sobre trabalho e rendimento por meio da PME, que investiga seis regiões metropolitanas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre.

Já a PNAD, que disponibiliza estas informações englobando o país inteiro, é realizada anualmente e não possui caráter de acompanhamento de curto prazo ou conjuntural.

Nesta primeira divulgação do dia 17 de janeiro, haverá informações para os quatro trimestres de 2012 e para os dois primeiros trimestres de 2013. Os demais resultados serão divulgados até dezembro de 2014, conforme cronograma apresentado no quadro a seguir.

Nas primeiras divulgações será priorizado um conjunto de indicadores básicos relativos à análise do mercado de trabalho, envolvendo pessoas em idade de trabalhar, condição de ocupação, força de trabalho, categoria do emprego (trabalhadores com e sem carteira assinada, militares e funcionários públicos estatutários), posição na ocupação (empregado, trabalhador doméstico, empregador, conta própria e trabalhador familiar auxiliar), taxa de atividade, taxa de desocupação, nível da ocupação e nível da desocupação.

Os indicadores conjunturais de mercado de trabalho serão divulgados trimestralmente. Já os temas estruturais, como educação e migração, terão periodicidade anual.

A PNAD Contínua permitirá também aprimorar o levantamento anual de informações sobre temas ligados ao mercado de trabalho e que não são de curto prazo, como trabalho infantil. Temas suplementares poderão ser investigados e divulgados com outra periodicidade.

O IBGE está estudando alternativas para produção de indicadores de divulgação mensal de mercado de trabalho para o nível Brasil.

Processo de transição termina em dezembro de 2014

O IBGE, com o objetivo de propiciar a máxima compreensão dos dados da PNAD Contínua, assegurou um período de produção paralela da nova pesquisa com aquelas que substituirá, a PME e a PNAD anual. As três pesquisas possuem metodologias diferentes e os resultados não são comparáveis.

A transição no processo de implantação da PNAD Contínua só termina em dezembro de 2014, último mês em que a PME será realizada. Já a realização da PNAD 2014 ainda está sendo avaliada pelo IBGE.

A PNAD Contínua é parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD), novo modelo de produção de pesquisas amostrais domiciliares do IBGE, em que o planejamento, a execução, a análise e a disseminação dos resultados das diversas pesquisas que o compõem ocorrerão de forma integrada, facilitando o atendimento de demandas e a otimização dos recursos.

Fonte:
Instituto Brasileiro de  Geografia e Estatística



13/01/2014 14:26


Artigos Relacionados


Pnad Contínua mostra aumento de trabalhadores com carteira assinada no setor privado em 2013

IBGE realiza seminário sobre Censo 2010 para jornalistas

Jornalistas terão seminário exclusivo sobre Comércio Exterior na próxima semana

Seminário sobre Prevenção à Poluição na Indústria Têxtil será realizado em Santa Bárbara d´Oeste

Seminário para atrair investimento é realizado na Espanha

ILB REALIZA SEMINÁRIO PARA JORNALISTAS CONCURSADOS