Seminário para atrair investimento é realizado na Espanha



A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), realizará no dia 11 de março, o Invest in Brazil – Wind Energy.

A Ação ocorrerá durante a EWEA 2014, principal evento de energia eólica da Europa, uma oportunidade para que representantes de empresas e investidores se reúnam e definam o direcionamento estratégico para as ações do setor na Europa. O evento será realizado em Barcelona, Espanha, com a participação dos principais líderes da indústria eólica europeia. 

Organizado pela Apex-Brasil, o seminário Invest in Brazil – Wind Energy reunirá líderes do setor de energias renováveis para discutir oportunidades e desafios de investimentos, em específico, de energia eólica e será aberto aos participantes da EWEA.

O programa inclui temas para a disseminação do conhecimento tecnológico de ponta e debates sobre a política europeia, os mercados e questões financeiras. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, estará presente na cerimônia de abertura do evento.

De acordo com a Gerente Executiva de Investimentos da Apex-Brasil, Luisa Cravo, a Agência trata a cadeia produtiva de componentes para energia eólica como prioridade para atração de investimentos, já que o Brasil possui excelentes condições que estimulam o desenvolvimento dessa indústria, tanto climáticas quanto em termos de demanda, com fator de capacidade diferenciado, preço competitivo e vento contínuo.

”Acredito que a iniciativa no âmbito da EWEA, na Espanha, será uma oportunidade ímpar para que a Apex-Brasil, em conjunto com a ABEEólica, possa dar visibilidade ao Brasil como destino de investimentos para esta indústria, já que a maioria das empresas do setor estará presente nesta feira e foi convidada para participar do seminário organizado pela Apex-Brasil”, explicou Cravo.

“O principal objetivo desse evento é reforçar a posição estratégica do Brasil no cenário eólico mundial, destacando as perspectivas de crescimento e oportunidades de investimento e, principalmente, atrair novos investidores para fazer parte da cadeia produtiva eólica no País.

Estamos em um momento crucial para a indústria e esse movimento é estratégico para a sustentabilidade do setor no longo prazo”, destaca Elbia Melo, presidente executiva da ABEEólica. 

Programação 

A programação terá início às 9hcom o pronunciamento do Cônsul-Geral do Brasil em Barcelona, Embaixador Sergio Barbosa Serra, sobre iniciativas conjuntas entre Brasil e Espanha no campo das energias renováveis. Em seguida a presidente executiva da ABEEólica, Élbia Melo, falará sobre as perspectivas do setor eólico brasileiro.

A agenda segue com a participação do chefe de departamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Antonio Tovar, que apresentará regras para obtenção de financiamento. 

O especialista em projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Eduardo Tosta, apresentará um mapa de cadeia de suprimentos, desenvolvido pela instituição, seguido pela palestra ministrada pelo diretor de investimentos e finanças corporativas de uma das maiores consultorias econômicas do Brasil, a LCA, Fernando Camargo.

O final da manhã será encerrado com o painel sobre cadeia produtiva, composto por representantes dos principais fabricantes que atuam no Brasil. 

A parte da tarde será especialmente reservada para uma mesa redonda com representantes de estados geradores de energia eólica, que terão a oportunidade de expor detalhes sobre o potencial de cada região, condições para investimentos, desafios, dentre outros aspectos.

Fonte:
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos 



10/03/2014 12:06


Artigos Relacionados


Seminário sobre PNAD Contínua é realizado para jornalistas

Seminário do Agronegócio para Exportação será realizado em Cristalina (GO)

Heráclito adverte: grau de investimento é "alvissareiro", mas Brasil tem de atrair quem constrói fábricas

Abertas inscrições para o 6° Seminário do Livro Branco de Defesa Nacional que será realizado em SP

(Flash) - Geraldo Alckmin destaca investimento realizado pelo governo paulista no Vale do Paraíba

Seminário Nacional de Moda 2010 será realizado em Salvador