Senado abre 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência



Matéria atualizada às 17h40

VEJA MAIS

O Plenário celebrou, nesta terça-feira (7), a abertura da 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, promovida pelo programa Senado Inclusivo.

A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência busca incentivar debates e ações para inclusão de pessoas com deficiência. A programação tem início nesta terça-feira (7), com desfile de moda inclusiva com a participação do ex-jogador de futebol e deputado federal eleito Romário de Souza Faria e sua filha Ivy, que é portadora da síndrome de Down. Também será aberta a exposição Obraviva - Sonho e Realidade, com as obras de Arthur Bispo do Rosário.

Na quarta-feira (8), será realizado o 6º Fórum Senado Debate Brasil, com o tema "Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional". Em seguida, o capitão Nelson Leoni fará palestra sobre o livro Haiti: uma lição de vida. O militar, reformado devido a um acidente ocorrido durante a missão de paz do Brasil no Haiti, contará como sobreviveu a um tiro de fuzil.

No último dia do evento, quinta-feira (9), serão feitos o balanço e as conclusões do encontro. Haverá, também, apresentação dos atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro e show das bandas Toque Especial e Tribo de Jah.

Senadores

Vários senadores participaram, nesta terça-feira (7), no Plenário do Senado, da sessão de abertura da 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

A Marisa Serrano (PSDB-MS) chamou a atenção para a necessidade de valorização da diversidade humana.

- É preciso superar os preconceitos, sejam os que afastam essas pessoas da vida profissional, por suposta incapacidade, ou os que fazem cair no "coitadismo", pelo qual são consideradas dignas de pena - disse.

Em seguida o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) discursou considerando com uma das grandes conquistas da modernidade a crescente consciência sobre os direitos das pessoas com deficiência. Papaléo mencionou avanços obtidos no próprio Senado desde a implementação do Programa Senado Inclusivo. Lembrou que grande parte das instalações físicas da Casa já estão adaptadas à circulação de pessoas com deficiência, com rampas, elevadores, banheiros adaptados e sinalização em braile.

Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) parabenizou o Senado pela iniciativa de criação do programa de acessibilidade, que desempenha, segundo ele, o importante papel de despertar a sociedade para a realidade dos deficientes físicos no país. Mas ele criticou a frase "a acessibilidade está na moda", utilizada em cartazes para divulgação da 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. Para Mozarildo, ações de aprimoramento da acessibilidade devem ser feitas em todas as épocas.

Já o senador Augusto Botelho (Sem partido/RR), leu o discurso que seria proferido pelo senador Flávio Arns (PSDB-PR), autor do requerimento de homenagem no Plenário. Destacou, nos três dias da programação do evento, a realização, nesta quarta-feira (8), de debate no 6º Fórum Senado Debate Brasil, com o tema "Convenção da Organização das Nações Unidas sobre os direitos das pessoas com deficiência: uma Constituição viva e cidadã".

- A Convenção da ONU, elaborada por delegações compostas por pessoas com deficiência de seus estados partícipes, cumpriu com a missão de compatibilizar direitos humanos, costumes e culturas de cada nação, de forma que possa ser atendida e respeitada em qualquer localidade do planeta - disse Augusto Botelho.

Última oradora, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), observou que o termo "acessibilidade" significa mais do que a simples construção de rampas para passagem de cadeirantes.

- Rampas são fundamentais, mas significam apenas o primeiro passo. Elas precisam levar a escolas, centros de saúde, teatros, cinemas, museus, shows, etc. - apontou.

Participaram da sessão, presidida pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI), a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella; o vereador da cidade de Itajaí (SC), Marcelo Werner; e o vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Mizael Conrado.



07/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sessão Especial do Senado abre 3ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Senado abre nesta terça-feira a 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Bateria da Império Serrano abre a 2ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Senado promove Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Senado realiza 3ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Senado realiza 4ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência