Sessão Especial do Senado abre 3ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
Com uma cerimônia no Plenário, o Senado Federal iniciou nesta terça-feira (11) a 3ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência com a execução do Hino Nacional no início da sessão deliberativa às 14h30, aberta pelo 1º secretário do Senado, Efraim Morais (DEM-PB). No começo da cerimônia. O hino foi regido pelo maestro João Carlos Martins, que tem deficiência física, e que em seguida regeu o Coraldo Senado, que cantou a música Aleluia, do compositor Georg Friedrich Handel (1685-1759).
Quinze senadores se revezaram na tribuna para falar sobre a necessidade de respeitar os direitos das pessoas com deficiência, da importância da Semana de Valorização, realizada desde 2005, e das medidas implementadas pelo Senado para facilitar a vida das pessoas com deficiência que transitam em suas dependências; entre eles estava o senador Paulo Paim (PT-RS), autor do requerimento de homenagem.
Também presente à cerimônia, o ministro das Comunicações Hélio Costa lançou dois selos em homenagem às ações desenvolvidas pelo Senado nesta área. O primeiro selo tem como título "Programa do Senado Federal de Acessibilidade e de Valorização da Pessoa com Deficiência" e o segundo, "Ser diferente é normal".
Na mesa da Presidência estavam ainda o presidente dos Correios, Carlos Henrique Almeida Custódio; Verônica Calheiros, esposa do ex-presidente do Senado Renan Calheiros, uma das idealizadoras da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência; e o servidor do Senado Aires Pereira das Neves Junior, representante do funcionários portadores de deficiência.
Depois da sessão, o 1º secretário, juntamente com o presidente dos Correios, Carlos Henrique Almeida Custódio, inaugurou, no Salão Negro do Congresso, a exposição de painéis de pessoas ilustres e desconhecidas, do Brasil e do exterior, portadoras de algum tipo de deficiência, dando início à campanha "Pessoas que fizeram a diferença, pessoas que fazem a diferença, e você, que diferença pode fazer?". Os painéis reproduzem imagens de pessoas atuantes, que têm algum tipo de deficiência, como o iatista brasileiro Lars Grael; o cientista inglês Stephen Hakwing, o pianista João Carlos Martins, e também servidores da Casa como a jornalista Tida Medeiros, da Agência Senado.
- Essa extraordinária semana, que é um exemplo de igualdade, deve ser ininterrupta. Ela é uma grande realização do Senado Federal e esperamos que os que nos sucederem na Mesa tenham sempre esse compromisso com o Brasil, e com a sociedade, de combate à desigualdade. Somos uma referência nacional - disse Efraim Morais, que se referiu às ações educacionais e de infra-estrutura implementadas no Senado para servidores com deficiência.
A representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência(Conade), Ângela Canabrava, afirmou que embora a legislação seja referência nacional e possua normas técnicas bastante detalhadas, não é cumprida nas esferas feder al, estadual e municipal.
- A iniciativa do Senado colabora para a conscientização. É necessário que se faça uma fiscalização efetiva e uma punição que seja construtiva para que os órgãos públicos façam as adequações; para isso eles precisam de financiamento - disse Canabrava, que defendeu uma agenda social para estados e municípios, com destinação orçamentária e capacitação dos profissionais.
Pouco antes da abertura da exposição, o maestro João Carlos Martins tocou ao piano a música "Reverie" do compositor alemão Robert Alexander Schumann.
Como parte da programação, o público teve a oportunidade de assistir uma mostra internacional de filmes sobre deficiência, intitulada: "Assim Vivemos", composta dos filmes A Vida não se Resume a Olhares, de Alice Coutinho, Dominique tem Soluços, de Philis Fermer, da Alemanha, e Nitsan e Sagi, de H. Bernherzel e J. Berman, de Israel.
Compareceram à abertura da campanha o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência; o senador Paulo Paim, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), e o senador Renan Calheiros, idealizador da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência juntamente com a esposa Verônica Calheiros. Também estiveram presentes à cerimônia os artistas da Rede Globo Marcos Frota e Vera Holtz.
Cristina Vidigal e Moisés de Oliveira Nazário / Agência Senado
11/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sessão especial abrirá Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
Senado abre 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
Senado abre nesta terça-feira a 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
Bateria da Império Serrano abre a 2ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
Senado promove Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
Senado realiza 3ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência