Senado abre Ano Cultural com exposição e lançamento de publicação



A abertura da exposição A Escravidão no Parlamento Brasileiro e o lançamento da publicação eletrônica História do Senado Brasileiro, às 18h30 da próxima terça-feira (13), na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, abrirão oficialmente o Ano Cultural do Senado Federal. O presidente Garibaldi Alves Filho e vários senadores participação da solenidade, entre eles Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marco Maciel (DEM-PE), coordenadores da comissão organizadora dos eventos do Ano Cultural.

História do Senado Brasileiro - de autoria de Antônio José Barbosa, Celso Silva Fonseca e Marcos Magalhães - é produto de uma parceria firmada entre o Senado Federal e o Centro de Memória Digital da Universidade de Brasília. É um kit de três CD-ROMs acompanhado de um libreto de 88 páginas. A história do Senado é mostrada através de textos, mais de 1300 imagens e 25 animações com trilha sonora e design gráfico diferenciado.

- O leitor perceberá a semelhança com o formato de navegação de outras publicações eletrônicas, como, por exemplo, a Wikipédia. Na História do Senado Brasileiro, os resultados são, porém, mais sofisticados e diversificados. As animações intercalam-se com o texto e as imagens, introduzindo recurso lúdico que reforça a interatividade e enriquece a compreensão do texto. As imagens, em excelente resolução, contam com recursos de navegação que possibilitam sua exploração - descreveu o consultor legislativo Marcos Magalhães.

A exposição A Escravidão no Parlamento Brasileiro está associada à publicação História do Senado Brasileiro, já que focaliza a participação do Legislativo brasileiro na abolição da escravidão. O sistema escravista não desapareceu subitamente, mas foi suprimido por longa sucessão de reformas, construídas no Parlamento, em clima de polêmicas acesas e apaixonadas.

Quem visitar a exposição vai compreender que o Legislativo teve papel central na definição da forma e da modulação do processo abolicionista. O público poderá conhecer os documentos mais importantes e obras raras significativas sobre o tema, pertencentes ao acervo do Arquivo e da Biblioteca do Senado Federal. Pela primeira vez eles serão expostos de forma sistemática e integrada.

09/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado edita revista, lança publicação multimídia e abre exposição para celebrar 50 anos de Brasília

Senado Galeria abre exposição do ILB/Unilegis, com lançamento de vídeo

Jefferson Praia registra lançamento de publicação sobre a diversidade cultural do Amazonas

Garibaldi abre Semana Guimarães Rosa, com lançamento de dicionário e exposição

Áudio | Exposições e lançamento de livro na agenda cultural do Senado

Senado comemora o Dia do Bibliotecário com lançamento de catálogo, livro e exposição