Senado apóia seminário sobre atendimento de pessoas com deficiência
Com apoio do Senado, será realizado, nesta quarta-feira (23) e nesta quinta (24), o Seminário de Apresentação de Metodologia de Atendimento a Pessoa com Deficiência em Telecentros, desenvolvido pela organização Acessibilidade Brasil em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego.
O objetivo do seminário é apresentar a metodologia para o atendimento de pessoas com deficiência em telecentros comunitários. Essa metodologia foi desenvolvida com base na coleta de informações de milhares de atendimentos de pessoas com deficiência, idosos e pessoas com baixa escolaridade no Telecentro Acessível de Taguatinga, criado especialmente com esse objetivo.
O telecentro foi criado com apoio financeiro do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Acessibilidade Brasil, organização formada por professores e especialistas em atendimento a pessoas com deficiência ou com baixa escolaridade.
O desenvolvimento dessa metodologia, financiado pelo Programa Nacional de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como diversos aspectos técnicos do atendimento de pessoas com deficiência, tais como sistemas, equipamentos e tecnologias utilizadas, serão apresentados e discutidos por especialistas durante o seminário.
Os resultados dos painéis de discussão realizados no Senado serão incorporados na complementação à metodologia, que será distribuída, em junho, pelo Ministério do Trabalho para outros telecentros brasileiros.
Programação
No dia 23, pela manhã, será realizado o primeiro painel para apresentação da metodologia utilizado no telecentro, com a participação da coordenadora-geral da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência, da Presidência da República, Izabel Maior; do diretor do Departamento de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego Antônio Almerico Biondi Lima; da coordenadora-geral desse departamento, Tatiana Scalco Silveira; e do presidente da Acessibilidade Brasil, Guilherme Lira.
À tarde, a programação do seminário prevê a realização de painéis para debater a metodologia aplicada a deficiências visual, auditiva, cognitiva, comportamental e de acesso físico.
No dia 24, os painéis detalharão as experiências com a aplicação da metodologia para o atendimento de pessoas com deficiência em telecentros comunitários, em especial o de Taguatinga.
A programação do seminário será desenvolvida no Auditório Petrônio Portela, a partir das 9h30 da quarta-feira e da quinta-feira.21/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Adesão aos centros de atendimento a pessoas com deficiência vai até o dia 28
Orientações qualificam atendimento de pessoas com deficiência
Profissionais debatem atendimento a pessoas com deficiência
Pessoas com deficiência ganham nova unidade de atendimento
Livro sobre inclusão de pessoas com deficiência é lançado no Senado
Senado aprova texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência