Senado aprova embaixadores para Portugal, Costa Rica, Romênia e Zimbábue



 O Senado aprovou na sessão deliberativa desta quarta-feira (28) mensagens do presidente da República com a indicação de quatro diplomatas para ocuparem o cargo de embaixador em Portugal, Costa Rica, Romênia e Zimbábue. A decisão será comunicada à Presidência da República.

Hildebrando Tadeu Nascimento Valladares deverá ocupar o cargo de embaixador na Costa Rica; Vítor Cândido Paim Gobato, na República da Romênia; Celso Marcos Vieira de Souza será embaixador em Portugal; e Raul de Taunay assumirá a embaixada do Brasil na República de Zimbábue, cumulativamente com Zâmbia e Malauí.

Hildebrando Valladares, Vítor Gobato e Celso Vieira de Souza são ministros de primeira classe da carreira de diplomata do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores. Já Raul de Taunay é ministro de segunda classe da carreira de diplomata do quadro permanente daquele ministério.

Paes de Andrade

Diversos parlamentares se revezaram no Plenário para solidarizar-se com o embaixador e ex-presidente da Câmara dos Deputados na gestão do presidente José Sarney, Antônio Paes de Andrade, que deixou o cargo de embaixador de Portugal, "pelo modo indelicado" com que teria sido comunicado de seu afastamento. Os senadores enalteceram sua importância política e correção na vida pública.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) lembrou que Paes de Andrade foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Embaixada de Portugal, na qual teve "trabalho destacado e atuação brilhante" nos dois anos e três meses em que exerceu o cargo. Salientou que, embora estivesse "magoado", como "homem de batalha e bravo combatente" continuará sua trajetória política em defesa da liberdade e da democracia.

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) considerou o afastamento de Paes de Andrade da embaixada uma "grosseria inaceitável". Elogiou, porém, as qualificações técnicas de Celso Marcos Vieira de Souza, que já ocupou as embaixadas do Brasil na Áustria e nos Estados Unidos e trabalhou nos Ministérios da Educação e da Fazenda e no Banco Central.

A senadora Patrícia Saboya (PSB-CE) disse que a saída de Paes de Andrade da embaixada em Portugal não era condizente com "sua história e sua luta". Também o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE) solidarizou-se com Paes de Andrade que desempenhou "com honra e dignidade", ao longo de sua história, a defesa da democracia brasileira.

Também o senador Mão Santa (PI), colega de partido, elogiou a trajetória política de Paes de Andrade. Renato Casagrande (PSB-ES) disse que Paes de Andrade cumpriu mais uma etapa em sua vida pública e cumprimentou os embaixadores aprovados.



28/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE analisa nome de embaixadores para Romênia e Zimbábue

CRE APROVA NOMES DE EMBAIXADORES PARA EGITO E COSTA RICA

CRE aprova novos embaixadores para a Costa Rica e São Tomé e Príncipe

Aprovados embaixadores para Portugal e Zimbábue

Senado aprova indicação de embaixadores para Vaticano e Zimbábue

Senado aprova embaixadores para Romênia e Barbados