Senado aprova empréstimo externo de 4,32 bilhões de euros para construção de submarinos
O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (2), o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 54/09, que autoriza a contratação de um empréstimo externo pelo Brasil no valor total de 4,32 bilhões de euros. Os recursos, fornecidos por um consórcio de bancos, destinam-se ao programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil.
O Prosub prevê a construção em série de quatro submarinos convencionais no Brasil, com aquisição de tecnologia de projeto e de construção dessas embarcações; o projeto e a construção de um estaleiro dedicado à construção de submarinos nucleares e convencionais; o projeto e a construção de uma base de apoio de submarinos convencionais e nucleares; e o projeto e a construção de um submarino nuclear.
De acordo com a Marinha do Brasil, a implementação do programa permitirá um incremento das atividades de presença, vigilância, proteção e defesa das áreas onde se encontram as instalações marítimas de petróleo e gás na plataforma continental. Além disso, devera contribuir para o desenvolvimento da construção naval no estado do Rio de Janeiro, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.
Helicópteros
O Plenário aprovou ainda o PRS 55/09 que autoriza a contratação de empréstimo externo de 1,76 bilhão de euros visando a aquisição de 50 helicópteros de médio porte para emprego das três Forças. As aeronaves serão fornecidas pelo consórcio Helibras e Eurocopter, entre 2010 e 2016. Ao Comando da Aeronáutica caberão 18 unidades, e aos Comandos do Exército e da Marinha, 16 unidades cada.
02/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado empréstimo de 4,3 bilhões de euros para construção de submarino nuclear
SENADO APROVA EMPRÉSTIMO EXTERNO PARA A BAHIA
Senado aprova empréstimo externo de US$ 250 milhões para o Acre
SENADO APROVA EMPRÉSTIMO EXTERNO PARA MEIO AMBIENTE
CAE aprova empréstimo de 427 milhões de euros
CAE APROVA EMPRÉSTIMO EXTERNO PARA GASODUTO BRASIL-BOLÍVIA