CAE aprova empréstimo de 427 milhões de euros



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (13) parecer favorável à autorização para que o Executivo contrate operação de crédito no valor de 427 milhões de euros junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird), o Banco Mundial. O dinheiro será usado para estimular o crescimento econômico e a geração de empregos no âmbito do Programa de Apoio Financeiro ao Brasil (Pafib).

Foi aprovado pedido de urgência na tramitação do projeto. A matéria no entanto só poderá ser votada quando a pauta do Senado estiver liberada das medidas provisórias que obstruem a ordem do dia.

A CAE aprovou ainda parecer favorável a projeto (PLC 108/03) que inclui entre os beneficiários do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) aqueles integrantes de regiões metropolitanas e que tenham população igual ou superior a 129 mil habitantes. O relator, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), explicou que na verdade apenas quatro municípios serão beneficiados atualmente com a modificação: Águas Lindas (GO), Timon (MA), Itaguari (RJ) e Queimados (RJ). A matéria é oriunda da Câmara dos Deputados.

O senador Delcidio Amaral (PT-MS) teve aprovado seu relatório relativo à programação monetária do Poder Executivo para o segundo trimestre de 2004. Em seu parecer, Delcidio destacou que a votação da programação monetária perdeu seu sentido com as mudanças pelas quais a política econômica brasileira passou desde a implantação do Plano Real. Para corrigir essa situação, no entanto, é preciso aprovar projeto que tramita no Senado, liberando a CAE desta obrigação.

- O que fazemos é cumprir um rito legal que está descolado da realidade - afirmou Delcidio.

O projeto que modifica o Financiamento do Ensino Superior (Fies) recebeu pedido de vista coletivo e deverá ser votado em uma próxima reunião. A matéria, que recebeu parecer favorável do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e tem como autor Flávio Arns (PT-PR), retira a obrigatoriedade de apresentação de fiador para conseguir financiamento do ensino superior. Para isso, cria um fundo de aval que garante o financiamento. O parecer tem três emendas e terá decisão terminativa na Comissão de Educação (CE).



13/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova empréstimo externo de 4,32 bilhões de euros para construção de submarinos

CAE APROVA EMPRÉSTIMOS DE 3,2 MILHÕES DE EUROS PARA HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

Aprovado empréstimo de 4,3 bilhões de euros para construção de submarino nuclear

BNDES conclui captação externa de 650 milhões de euros

BNDES capta 750 milhões de euros em títulos internacionais

Unidades de conservação recebem investimento de 20 milhões de euros