Senado aprova indicação de embaixadores



O Senado aprovou por 40 votos favoráveis e três contrários, nesta terça-feira (24), a indicação dos novos embaixadores brasileiros no Azerbaijão, na Nova Zelândia e na Armênia. Para a embaixada brasileira no Azerbaijão foi aprovado o nome do ministro de segunda classe Paulo Antonio Pereira Pinto, que será o primeiro representante brasileiro na capital daquele país. Para a Nova Zelândia, irá a ministra de segunda classe Renata Stille e para a Armênia a indicada é a ministra de segunda classe Marcela Maria Nicodemos.

Paulo Antonio Pereira Pinto anunciou como suas primeiras missões a ampliação do comércio bilateral - que, em 2007, alcançou US$ 281 milhões - e o estímulo à participação de empresas brasileiras em obras de infraestrutura. O embaixador recordou que o Azerbaijão conta com um quarto das novas reservas petrolíferas mundiais disponíveis, além de importantes reservas de gás, e que existem planos de ampliação de oleodutos e gasodutos na região. O Azerbaijão, segundo o embaixador, é um dos maiores receptores atuais de investimento estrangeiro e tem um papel central no transporte de óleo e gás.

Renata Stille anunciou que pretende incentivar a cooperação nos setores de educação, meio ambiente e pesquisa agrícola. Entre as áreas de convergência no relacionamento bilateral ela citou a defesa do meio ambiente e a cooperação na Antártica, além de posições comuns a respeito da reforma da Organização das Nações Unidas (ONU).

Marcela Maria Nicodemos disse ver um "grande campo aberto" para a cooperação bilateral nas áreas de agricultura e saúde. A Armênia - onde 80% do território é ocupado por montanhas - já demonstrou interesse, como informou, em firmar acordo de cooperação agrícola com o Brasil.



24/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova indicação de embaixadores

Senado aprova indicação de cinco embaixadores

Senado aprova indicação de cinco embaixadores

Senado aprova indicação de cinco embaixadores

SENADO APROVA INDICAÇÃO DE TRÊS EMBAIXADORES

Senado aprova indicação de dois embaixadores