Senado aprova indicação de Luiz Fux para o Supremo
O plenário Senado aprovou, nesta quarta-feira (9), por 68 votos favoráveis e 2 contra, a indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Fux, para ocupar a 11ª vaga do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele vai ocupar o lugar aberto com a aposentadoria do ex-ministro Eros Grau. A indicação de Fux foi feita pela presidente da República, Dilma Rousseff. Com a aprovação, o novo ministro deverá ocupar o cargo até abril de 2023.
Antes de passar pelo plenário, o nome de Fux foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O ministro foi sabatinado e aplaudido de pé pelos senadores. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) foi o relator na comissão da mensagem de Dilma com a indicação.
A indicação de Fux pela presidenta Dilma Rousseff havia sido publicada no Diário Oficial da União de 2 de fevereiro. Luiz Fux, é filho de pai romeno e neto de judeus. Formado em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, foi desembargador do Tribunal de Justiça do estado, antes de ser nomeado para o Superior Tribunal de Justiça, em 2001, pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
Ele presidiu a comissão que elaborou o anteprojeto de reforma do Código de Processo Civil. O texto final já foi aprovado pelo Senado Federal e está em análise pela Câmara dos Deputados.
Fonte:
Agência Senado
Agência Brasil
24/02/2011 18:10
Artigos Relacionados
Senado aprova indicação de Luiz Fux para o Supremo
Senado aprova indicação de Toffoli para o Supremo
Indicação de Luiz Fux para Supremo já está na CCJ
Senado aprova indicação de Luiz Otávio para o TCU
Senado aprova indicação do procurador Mário Luiz Bonsaglia para o Conselho Nacional do Ministério Público
CCJ aprova indicação de Rosa Weber para o Supremo