Senado aprova indicação de Luiz Otávio para o TCU



O Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira (8), com 44 votos sim, 18 não e duas abstenções, o projeto de decreto legislativo (PDL 527/03) que escolhe o senador Luiz Otávio (PMDB-PA) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), na vaga aberta pela aposentadoria do ministro Iram Saraiva. O projeto segue agora para exame da Câmara dos Deputados.

De acordo com o parecer do relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), o currículo de Luiz Otávio mostra que o senador paraense possui formação acadêmica e experiência profissional compatíveis com o cargo para o qual foi indicado. Além disso, assinalou Jucá, Luiz Otávio já exerceu diversos mandatos como vereador, deputado estadual e, atualmente, senador. Ele também apontou o exercício da titularidade nas Comissões de Assuntos Econômicos, de Educação (CE), de Constituição, Justiça e Cidadania, e de Serviços de Infra-Estrutura.

- Relativamente a sua experiência profissional, além da já mencionada atividade parlamentar, cumpre ressaltar as relevantes funções públicas que exerceu: secretário especial de Produção, em 1998, e secretário estadual de Transportes, em 1999 - arrematou.

Outras autoridades

O Plenário também a indicação de Eros Roberto Grau, professor de Direito da Universidade de São Paulo (USP), para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi indicado para a vaga do ex-presidente daquela Corte, Maurício Corrêa, que se aposentou compulsoriamente em maio por ter completado 70 anos. De um total de 65 senadores que registraram seu voto, 57 votaram a favor, cinco contra e três se abstiveram.

Já o engenheiro Newton Monteiro teve aprovada sua recondução ao cargo de diretor técnico em Exploração e Produção de Petróleo e Participações Governamentais da Agência Nacional do Petróleo (ANP) com 44 votos favoráveis, quatro contrários e duas abstenções. Desde 2002 ele vem ocupando o cargo. O mandato é de dois anos.

Outra indicação aprovada foi a de Luiz Fernando Vasconcelos para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), vinculado ao Ministério da Justiça. Em seguida, o Plenário referendou, por 57 votos a favor, 1 contra e 4 abstenções, a escolha do diplomata Otto Agripino Maia para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Suécia.

Também foram aprovados os nomes dos diplomatas Vera Lúcia Barrouin Crivano Machado para representar o Brasil junto à Ordem Soberana e Militar de Malta; George Ney de Souza Fernandes, que chefia a embaixada no Zimbábue, para acumular a função no Malauí; e Celso Marcos Vieira de Souza, embaixador na Áustria, para exercer, cumulativamente, o cargo na Eslováquia, Eslovênia e Croácia.



08/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado tentará cassar liminar que impede indicação de Luiz Otávio para TCU

Indicação de Luiz Otávio para TCU tem parecer favorável da CAE

Heloísa Helena critica indicação de Luiz Otávio para o TCU

Senado aprova indicação de Luiz Fux para o Supremo

Senado aprova indicação de Luiz Fux para o Supremo

Suplicy sugere a Luiz Otávio que peça adiamento da votação de sua indicação para o TCU