Senado aprova indicações de almirante e brigadeiro para o Superior Tribunal Militar
O Plenário do Senado aprovou na tarde desta terça-feira (9), por 41 votos a 3, a indicação do nome do almirante-de-esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos ao cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). Também foi aprovada, com 37 votos favoráveis, 3 contra e 4 abstenções, a indicação do tenente-brigadeiro-do-ar Cleonilson Nicácio Silva para exercer o mesmo cargo, de ministro do STM.
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) foi o relator da mensagem do Poder Executivo com a indicação do almirante Marcus Vinícius. Em seu relatório, apresentado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no dia 1º de setembro, o senador ressaltou os 47 anos de serviços prestados pelo almirante à Marinha do Brasil.
Naquele dia o militar fez um breve relato sobre sua trajetória profissional, salientando ter passado cerca de 5.500 dias, o que equivale a 15 anos, a bordo de navios em quase 50 anos de serviço. Além de ter atuado como adido naval na Inglaterra, na Suécia e na Noruega, o almirante-de-esquadra Marcus Vinicius destacou como uma das missões de maior satisfação em sua carreira ter comandado o 4º Distrito Naval, sediado em Belém, época em que pôde conhecer a fundo a região amazônica.
Já o brigadeiro Cleonilson Nicácio teve a indicação relatada na CCJ pelo senador Marco Maciel (DEM-PE), que também destacou a experiência do militar. Ao defender sua candidatura perante os membros da CCJ, Nicácio afirmou que norteou sua vida profissional pelos princípios republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade.
- A lei e a ordem foram meu escudo e minha trincheira. Continuarei a pautar minha vida e meus julgamentos pelos princípios que regem a República, a vida democrática e a Constituição - disse.
09/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova indicações para o Superior Tribunal Militar
CCJ aprova ministros para Tribunal Superior do Trabalho e Superior Tribunal Militar
Aprovadas indicações para Superior Tribunal Militar
Aprovadas duas indicações para o Superior Tribunal Militar
CCJ aprova indicações para o Superior Tribunal de Justiça
CCJ APROVA NOME INDICADO PARA SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR