Senado aprova indicações de seis embaixadores



O Plenário aprovou, nesta quarta-feira (8), as indicações de seis embaixadores para representar o país no exterior.

A embaixadora Maria Elisa de Bittencourt, que servia em Israel, foi confirmada por 54 votos favoráveis e 5 contrários, para representar o Brasil na Colômbia. O país vizinho, de 40 milhões de habitantes, é o quarto maior em extensão territorial da América do Sul e tem a terceira maior economia da América Latina.

Em sua sabatina pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), ocorrida no mês passado, a embaixadora observou que a imprensa não tem destacado com maior amplitude a realidade da Colômbia. Segundo ela, trata-se de país que avançou de forma significativa, mesmo em meio à violência do narcotráfico, da guerrilha e da ação dos grupos paramilitares.

— As manchetes ocultam a solidez da Colômbia como um Estado que, em meio a tudo isso, conta com uma sociedade forte e empreendedora – avaliou Maria Elisa de Bittencourt.

A indicação de Regina Maria Cordeiro Dunlop para o cargo de delegada permanente do Brasil junto ao escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra foi aprovada por 52 votos favoráveis, 6 contrários e duas abstenções.

Durante a votação, o senador José Agripino (DEM-RN) elogiou a diplomata pelo importante trabalho desenvolvido na embaixada brasileira nos Estados Unidos e considerou-a como uma excelente indicação para exercer um posto da maior importância para a diplomacia brasileira.

Para a embaixada do Brasil no Azerbaijão, na Ásia, os senadores aprovaram o embaixador Santiago Luis Bento Fernández Alcázar.

Pouco menor que Portugal, o Azerbaijão conta com nove milhões de habitantes e tem um uma reserva expressiva de petróleo, que rende ao país a produção diária de um milhão de barris. Em sua sabatina na CRE,  Santiago Alcázar disse acreditar que as reservas de gás natural são ainda mais importantes que as de petróleo, produtos que respondem por 60% do Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 60 bilhões ao ano.

Foram aprovados ainda os embaixadores Edgard Antonio Casciano, indicado para a Embaixada do Brasil na Grécia;  Julio Glinternick Bitelli, para a embaixada do Brasil na Tunísia;  e Douglas Wanderley de Vasconcelos, para São Cristovão e Névis, no Caribe.



08/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova indicações de embaixadores

Senado aprova indicações de embaixadores

Senado aprova indicações de cinco embaixadores

Senado aprova indicações de oito embaixadores

SENADO APROVA ESCOLHA DE SEIS NOVOS EMBAIXADORES

Senado aprova indicações de embaixadores e de delegado na Oaci