Senado aprova indicações de embaixadores
O Senado aprovou nesta quarta-feira (18) as indicações de diplomatas para chefiar embaixadas brasileiras no exterior. Para São Cristovão e Névis foi indicado Miguel Júnior França Chaves de Magalhães; para a Etiópia foi indicada Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert; para São Vicente e Granadinas, foi indicado Renato Xavier; para Trinidad Tobago, Haroldo Teixeira Valladão Filho; para os Estados Unidos foi indicado Mauro Luiz Hecker Vieira, e para a Argentina, o indicado foi Enio Cordeiro.
Durante os debates, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) comemorou a indicação de Enio Cordeiro para a embaixada brasileira na Argentina. Ela observou que o país é extremamente importante para o Brasil e citou o esforço feito pelo Parlamento do Mercosul para consolidar o bloco latino americano.
O senador José Agripino (DEM-RN) também destacou as qualidades do diplomata Enio Cordeiro e classificou como "muito feliz" a sua escolha para chefiar a embaixada brasileira em Buenos Aires. Ele observou que há um distanciamento econômico entre o Brasil e outros países da América do Sul e isso precisa ser bem administrado para que a relação fraterna não se transforme em disputa.
Estados Unidos
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) elogiou o trabalho desenvolvido pelos embaixadores que agora deixam as representações brasileiras nos Estados Unidos e na Argentina. Ele enfatizou os esforços do Brasil e dos Estados Unidos na superação da crise financeira mundial.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), disse que a política de abrir embaixadas em pequenas ilhas do Caribe é equivocada, como no caso de São Cristovão e Névis e São Vicente e Granadinas. Para ele, o dinheiro seria mais bem utilizado na abertura de consulados em países que têm grande quantidade de brasileiros necessitados de serviços diplomáticos.
18/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova indicações de embaixadores
Senado aprova indicações de cinco embaixadores
Senado aprova indicações de seis embaixadores
Senado aprova indicações de oito embaixadores
Senado aprova indicações de embaixadores e de delegado na Oaci
Senado aprova indicações de cinco embaixadores e de diretor da ANTT