Senado aprova indicados para Embaixadas do Brasil na Venezuela e na Arábia Saudita



O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (22) a indicação de Ruy Carlos Pereira para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Venezuela. O nome de Ruy Pereira já havia sido aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em audiência na última quinta-feira (17). O senador Roberto Requião (PMDB-PR) foi o relator da indicação.

VEJA MAIS

Durante a sabatina, Ruy Pereira disse que o ingresso definitivo da Venezuela no Mercosul desloca para o norte o epicentro geográfico do bloco. Em sua avaliação, empresas sediadas em regiões menos desenvolvidas do Brasil também terão mais oportunidades de crescer por meio do comércio e dos investimentos da Venezuela.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que a indicação de Ruy Pereira é importante para o estado de Roraima, por conta da proximidade com o país vizinho. Para o senador Romero Jucá (PMDB-RR), o papel do novo embaixador "é importantíssimo” diante do quadro de dificuldade por que passa a Venezuela. Já o senador Jorge Viana (PT-AC) elogiou a habilidade política do novo embaixador, que está indo para um “posto estratégico”.

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), também louvou a aprovação do indicado. Na visão do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), a indicação de Ruy Pereira é “destacada e feliz”. De acordo com o presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), a sabatina de Ruy Pereira foi “especial”. O senador ressaltou o fato de o indicado apontar a necessidade de uma agenda comum entre os parlamentos dos dois países. O senador acrescentou que Ruy Pereira mostrou na sabatina que é um dos melhores quadros da diplomacia brasileira.

- Além do conteúdo, todos ficaram contagiados em razão da elevada disposição e do entusiasmo do indicado em chefiar a embaixada do nosso país na Venezuela – afirmou Ferraço.

Arábia Saudita

O Senado também aprovou a indicação de Flávio Marega para ocupar a Embaixada do Brasil na Arábia Saudita, de forma acumulada com a representação do Brasil no Iêmen. A indicação já havia sido aprovada na CRE, no último dia 10, sob a relatoria do senador Armando  Monteiro (PTB-PE). Na sabatina, Flávio Marega registrou que as empresas brasileiras de engenharia poderão participar de um programa orçado em US$ 400 bilhões para ampliar a infraestrutura da Arábia Saudita.



22/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova nomes indicados para Embaixadas do Brasil em Portugal e na Venezuela

Aprovada indicação de Sérgio Canaes para embaixador do Brasil na Arábia Saudita, Iêmen e Omã

Brasil e Arábia Saudita avaliam parceria no comércio agropecuário

CRE aprova indicados para embaixadas do Brasil no Azerbaijão e na Colômbia

CRE aprova indicados para embaixadas do Brasil na Armênia e na Hungria

Senado aprova 11 indicados para embaixadas brasileiras