Senado aprova nomes indicados para Embaixadas do Brasil em Portugal e na Venezuela



O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (7), a indicação, pela Presidência da República, de Mário Vilalva e José Antônio Marcondes de Carvalho para o cargo de embaixador do Brasil em Portugal e na Venezuela, respectivamente.

Em sabatina realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no final de junho, Mário Vilalva manifestou sua intenção de contribuir para a ampliação da presença do Brasil no exterior. Em sua avaliação, a atuação da embaixada brasileira deve se estender a todas as regiões de Portugal e não se concentrar apenas na capital. Seu trabalho, afirmou, será voltado para estreitar os laços de amizade e realizar intercâmbio cultural e comercial com Portugal.

No final de maio, o futuro embaixador na Venezuela, José Antonio Marcondes de Carvalho, foi sabatinado pelos membros da CRE. Ele afirmou que estão entre suas prioridades o acompanhamento da situação política da Venezuela - que terá eleições parlamentares este ano - e o desenvolvimento da região fronteiriça, além de ações de estímulo ao intercâmbio cultural entre os dois países.

Na votação no Plenário do Senado, Mário Vilalva recebeu 35 votos favoráveis e 5 contrários; e José Antônio Marcondes de Carvalho, 27 favoráveis e 15 contrários, com uma abstenção.



07/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova indicados para Embaixadas do Brasil na Venezuela e na Arábia Saudita

CRE aprova indicados para embaixadas do Brasil no Azerbaijão e na Colômbia

CRE aprova indicados para embaixadas do Brasil na Armênia e na Hungria

Senado aprova 11 indicados para embaixadas brasileiras

Senadores ouvem indicados para embaixadas na Tunísia e na Venezuela

Senado aprova indicados para embaixadas na Sérvia, no Chipre, em Granada e em Omã