Senado aprova mudanças na Capes e na concessão de bolsas de estudo



O Senado aprovou nesta quarta-feira (30) substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 10/07, que amplia as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para elevar a qualificação dos professores no ensino básico.

O substitutivo também veda a acumulação de mais de uma bolsa de estudo ou pesquisa e estabelece o valor de R$ 900 mensais para participantes de cursos de capacitação para o exercício das funções de formadores, preparadores e supervisores de cursos. Como foi alterado no Senado, o projeto retorna à Câmara dos Deputados.

Em seu parecer, o relator da matéria, senador Pedro Simon (PMDB-RS), observa que a tentativa do governo de ampliar as atribuições da Capes para incrementar a qualidade do ensino na educação básica é um desafio que precisa ser bem conduzido pois pode implicar na extinção de um patrimônio administrativo de forte associação com o desenvolvimento científico do Brasil.

- A assunção das novas funções não pode dar em prejuízo da condução dos programas atualmente desenvolvidos pela Capes. Para tanto, é de se esperar que a instituição seja contemplada com toda a sorte de recursos necessários ao desempenho do seu novo papel institucional - alertou.



30/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado regulamenta concessão de bolsas de estudo a estudantes carentes sem vaga na rede pública

Capes mantém concessão de bolsas com base no ano de 2010

Capes e CNPq proíbem concessão de bolsas a empregados de universidades

SAE e Capes preparam edital para oferecer bolsas de estudo na área de defesa

Capes divulga resultado de bolsas de estudo para estágio pós-doutoral no exterior

CE analisa concessão de bolsas de estudo aos trabalhadores pelas empresas