SENADO APROVA NOVO DIRETOR DE POLÍTICA ECONÔMICA DO BC



O Senado aprovou nesta quarta-feira (dia 13) a indicação de Ilan Goldfajnm, professor da PUC do Rio de Janeiro, para o cargo de diretor de Política Econômica do Banco Central. Foram registrados 51 votos favoráveis, sete contrários e quatro abstenções.
Na ocasião, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lastimou que, na inquirição do indicado, este não tenha esboçado qualquer preocupação com assuntos que deviam preocupar um detentor desse cargo. O senador referiu-se a questões como desemprego, distribuição de renda, dívida interna e externa, e à forma como o BNDES concede empréstimos com juros baixos a empresários.
Na opinião de Suplicy, empréstimos subsidiados a empresários serve sobretudo para gerar concentração de renda. O senador também disse que o Orçamento do ano 2000 indica que os juros da dívida externa e interna da União estão em torno de R$ 78 bilhões. Ele indagou se, para um país pobre como o Brasil, é prioritário pagar esses juros. E questionou se um diretor de Política Econômica do BC não deveria estar preocupado com isso.

13/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE aprova novo diretor de política monetária do Banco Central

Senado aprova indicação de novo diretor do Banco Central

Senado aprova novo diretor-presidente para a Anac

Márcio Holland é nomeado novo secretário de Política Econômica

Novo diretor do BC diz que "arroubos" em política monetária levam a fracassos

Rodrigo Telles é o novo diretor de Política Monetária do Banco Central