SENADO APROVA REQUERIMENTO DE PESAR PELA MORTE DE TARCÍSIO MAIA



O plenário do Senado aprovou hoje (dia 13) requerimento solicitando a inserção em Ata de voto de profundo pesar pelo falecimento de Tarcísio de Vasconcelos Maia, ex-governador do Rio Grande do Norte. O requerimento foi apresentado pelos senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), presidente da Casa, Francelino Pereira (PFL-MG) e Lúcio Alcântara (PSDB-CE).

Também serão enviadas condolências à família, aos governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba - terra natal de Tarcísio Maia - e às Assembléias Legislativas dos dois estados. Tarcísio Maia era pai do senador José Agripino (PFL-RN).

Nascido em Brejo da Cruz (PB), em 1916, Tarcísio Maia era médico, formado na turma de 1939 da Faculdade de Medicina da Bahia. Especializou-se se em Pediatria, exercendo a profissão por 20 anos. Pecuarista, foi proprietário de fazendas em vários estados brasileiros.

Em 1956, assumiu seu primeiro cargo público, nomeado secretário de Educação e Cultura do governo Dinarte Mariz (1956-1961). Em 1958, deixou a secretaria após ter sido eleito deputado federal pela União Democrática Nacional (UDN). No pleito de 1962, tornou-se primeiro suplente de deputado federal, ocupando uma cadeira na Câmara dos Deputados em três ocasiões, durante a Legislatura.

No final de 1965, no governo do Marechal Castelo Branco, assumiu a presidência do Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Estado (Ipase), cargo em que se manteve até 1968. Em 1970, tornou-se representante do Ministério da Educação e da Cultura junto à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Em 1974, embora estivesse há 12 anosafastado do Rio Grande do Norte, foi indicado pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) para substituir José Cortez Pereira no governo do estado. Eleito pela Assembléia Legislativa, governou de março de 1975 a março de 1979, quando assumiu a presidência da Companhia Nacional de Álcalis, em Arraial do Cabo (RJ).



13/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova voto de pesar pela morte de Tarcísio Burity

Senado aprova pesar pela morte de Carlito Maia

SENADO APROVA REQUERIMENTO DE.PESAR PELA MORTE DE EX-SENADOR

SENADO APROVA REQUERIMENTO DE PESAR PELA MORTE DE LYSÂNEAS

SENADO APROVA REQUERIMENTO DE PESAR PELA MORTE DE CALMON

Senado aprova requerimento de pesar pela morte de Nuri Andraus