Senado aprova voto de pesar por Raúl Alfonsín



O Senado aprovou, nesta quarta-feira (1º), requerimento de pesar pela morte do ex-presidente da Argentina Raúl Alfonsín. O autor do requerimento, senador José Nery (PSOL-PA), afirmou que o ex-presidente foi um símbolo do retorno dos países da América do Sul à democracia e da luta pelos direitos humanos, após o ciclo de ditaduras instauradas na região.

Alfonsín morreu na terça-feira (31), aos 82 anos, em sua casa em Buenos Aires, vítima de câncer no pulmão.

Nery destacou a luta e a trajetória de Alfonsín, que puniu exemplarmente os chefes das juntas militares responsáveis pela instauração, naquele país, de um regime que levou a perseguições, torturas, desaparecimentos e morte de milhares de cidadãos. Ele manifestou sua solidariedade à família de Alfonsín e ao povo e ao governo argentinos.

O ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Heráclito Fortes (DEM-PI) associou-se ao voto de pesar, e classificou Alfonsín como um "extraordinário político", que atuou em nome da estabilidade e da democracia no continente e reaproximou Brasil e Argentina. Heráclito lembrou ainda que o ex-presidente, ao lado do presidente do Senado, José Sarney, presidente do Brasil à época, foram responsáveis pela criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

O 3º Secretário do Senado, Mão Santa (PMDB-PI), destacou que Alfonsín é tido como "o pai da democracia" em seu país. O senador João Pedro (PT-AM) lamentou a perda de "um grande democrata da América Latina". Já Alvaro Dias (PSDB-PR) registrou ter convivido com o ex-presidente quando foi governador do Paraná, um político humilde, preparado e que valorizou o debate para o fortalecimento das relações entre os países latino-americanos com sua simplicidade e profundo conhecimento.

Também se associaram ao requerimento o 1º vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO) e o senador Paulo Paim (PT-RS). O presidente José Sarney está na Argentina para participar do sepultamento.



01/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney vai ao funeral de Raúl Alfonsín

Sarney representará Lula nos funerais de Raul Alfonsín

Azeredo inicia reunião da CRE lamentando morte de Raúl Alfonsín

Sarney lamenta morte do "amigo e homem de Estado" Raúl Alfonsín

Senado aprova voto de pesar por assassinato de prefeito

SENADO APROVA VOTO DE PESAR POR MILITAR CAPIXABA