Senado assina acordo de cooperação com o TCU



O presidente do Senado, José Sarney, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Valmir Campelo, assinaram nesta terça-feira (3) acordo de cooperação destinado a promover intercâmbio técnico, científico e cultural entre as duas instituições. O documento foi assinado no edifício-sede do TCU.

Sarney disse que o objetivo da iniciativa é capacitar os servidores dos dois órgãos a melhor servirem o povo brasileiro. Pelo acordo, os funcionários e ministros do TCU poderão fazer cursos no Instituto Legislativo Brasileiro e na Universidade do Legislativo. Da mesma forma, os senadores e os servidores do Senado poderão participar dos cursos do Instituto Serzedello Corrêa, órgão do TCU.

O convênio prevê a realização conjunta de projetos e pesquisas científicas com o pessoal das duas instituições, assim como a realização de simpósios e conferências de interesse do Senado e do TCU. Sarney também disse que o acordo vai criar oportunidades de crescimento para os servidores dos dois órgãos, o que terá reflexos positivos no trabalho desenvolvido pelo Senado e pelo TCU.

- Dessa maneira, nós podemos treinar funcionários do Tribunal de Contas e o Tribunal de Contas poderá treinar os nossos funcionários, e nós colocaremos à disposição de um órgão e do outro tudo aquilo que nós temos para que eles possam, cada vez mais capacitados, servir às nossas finalidades, que é, no fim, servir ao povo brasileiro.

Assim como Sarney, Valmir Campelo também sublinhou o significado desse convênio. -Isso vai facilitar, principalmente por meio de videoconferências e palestras que já estamos montando e que vamos executar, que o TCU exerça um papel pedagógico, um trabalho educativo para facilitar o trabalho de todos os gestores públicos deste país-, disse o presidente do TCU.

Estavam presentes à solenidade todos os ministros e auditores do TCU, além do 1º secretário do Senado, Romeu Tuma (PFL-SP). Numa das primeiras providências da iniciativa, o Senado colocará à disposição do TCU cursos à distância, destinados aos servidores do tribunal que trabalham nas delegacias regionais dos estados.



03/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado assina acordo de cooperação com o TJRN

Petrobras assina acordo de cooperação com a China

Brasil assina acordo de cooperação técnica com OISS

Alckmin assina ampliação de acordo de cooperação da cultura

Sarney assina acordo de cooperação com ouvidorias da Câmara e do TCU

Capes assina acordo de cooperação acadêmica com fundação da Suécia