Senado assina convênios para comemorar primeiro aniversário da Unilegis
No exercício da Presidência, o 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), assinou nesta quinta-feira (15) convênios firmados entre a Casa, por intermédio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), e as Assembléias Legislativas de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o governo do Rio Grande do Norte, em comemoração ao primeiro ano de instalação da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis).
- A Unilegis já ultrapassa as fronteiras do Brasil, fazendo um trabalho de referência em nível internacional. Hoje temos 19 assembléias representadas e, em breve, chegaremos a todas as 27, levando informação e preparação dos profissionais do Legislativo a cada município. Não só o Senado está de parabéns, mas o povo brasileiro, a democracia, a liberdade e a igualdade é que ganham - afirmou.
Uma plaqueta reproduzindo a aula magna proferida na solenidade de instalação da Unilegis pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-senador Maurício Corrêa foi distribuída aos presentes. O ministro, futuro presidente do STF, disse que considera a Unilegis -uma planta tenra que começa a produzir seus efeitos-.
Paim ressaltou que falava em nome do presidente do Senado, José Sarney - ausente por motivo de falecimento de seu médico -, do 1º secretário, senador Romeu Tuma (PFL-SP), que está no Rio de Janeiro representando o Senado na abertura da Bienal do Livro, e dos demais membros da Mesa, da qual estava presente também o 4º secretário, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS).
O diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, fez um pequeno histórico lembrando as iniciativas de três presidentes do Senado: Sarney, que criou o ILB em seu primeiro mandato na Presidência da Casa; Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que fundou a Unilegis em 2001, e Ramez Tebet (PMDB-MS), que presidiu a sua instalação, no ano passado.
O secretário-geral da Mesa, Raimundo Carreiro Silva, anunciou que o Parlamento de Angola deseja aproveitar a experiência do ILB e da Unilegis, e que o Senado deverá convidar o secretário-geral da Assembléia Nacional angolana para visitar o Brasil em julho, quando deverá ser assinado convênio entre os Legislativos dos dois países.
O deputado estadual Vilson Covatti, presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, falou em nome dos que também assinaram convênios - o 2º vice-presidente da Assembléia de Minas, deputado Adelmo Leão, o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antônio Jácome de Lima Júnior, e o presidente da Anatel, Guilherme Schymura de Oliveira - e agradeceu a iniciativa do Senado.
ABEL
Pela tarde, no auditório do ILB, foi instalada a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), através de uma Assembléia Geral Extraordinária. Estiveram presentes o 1° vice-presidente do Senado, Paulo Paim, o diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, e vários diretores das Escolas do Legislativo de Assembléias Legislativas.
15/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado faz sessão para comemorar 45º aniversário do Ipea
MAC da USP terá mostra para comemorar cinquentenário e aniversário de SP
Museu Goeldi faz atividades para comemorar 145º aniversário
Fundação Palmares lança edital para comemorar aniversário
Começa sessão para comemorar aniversário da Batalha de Riachuelo
Senado assina convênios com a Assembléia da Paraíba, Justiça Federal e Centro Universitário de João Pessoa