Senado faz sessão para comemorar 45º aniversário do Ipea



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, completou 45 anos de existência em setembro de 2009. Para comemorar a data, o Senado realiza sessão especial nesta quarta-feira (30), às 11h, por solicitação do senador Paulo Paim (PT-RS).

As atividades de pesquisa do Ipea dão suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento. Os trabalhos da instituição são disponibilizados para a sociedade por meio de regulares publicações e seminários e, mais recentemente, via programa semanal de TV em canal fechado.

Como parte das comemorações, o instituto preparou uma série de eventos e lançou trabalho sobre políticas públicas, denominado Brasil em desenvolvimento: Estado, planejamento e políticas públicas. O trabalho apresenta um diagnóstico da política econômica e as alternativas de enfrentamento da crise financeira. Além disso, avalia as contas públicas, o comportamento dos investimentos em um contexto de crise e o desempenho do mercado de trabalho nas principais cidades do país em 2008.

O atual presidente da instituição, o economista Marcio Pochmann, foi consultor do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de organismos multilaterais das Nações Unidas, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Filiado ao PT, foi também secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade de São Paulo entre 2001 e 2004, durante a gestão de Marta Suplicy.

Farmacêutico

Os senadores também vão realizar sessão especial na quinta-feira (1º), às 11h, para comemorar o Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro. O Dia do Farmacêutico não foi formalmente oficializado, mas é tradição da categoria celebrar o evento nessa data, quando foi fundada, em 1916, a Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), no Rio de Janeiro.

No Brasil, a atividade profissional está sob a jurisdição do Conselho Federal de Farmácia, que regulamenta seu exercício, com base na Lei 3.820/60, assinada pelo então presidente Juscelino Kubitschek.



29/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa sessão para comemorar aniversário da Batalha de Riachuelo

Senado assina convênios para comemorar primeiro aniversário da Unilegis

Senado realiza sessão para comemorar 90 anos da OIT

Senado faz sessão especial para comemorar Dia Mundial da Saúde

Senado realizará sessão especial para comemorar sanção da Lei Joanna Maranhão

Senado terá sessão especial para comemorar Ano Mundial da Medicina Veterinária