Senado assina intercâmbio técnico-científico e cultural com a Petrobras



O presidente do Senado, senador Renan Calheiros, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, assinaram nesta terça-feira (11) protocolo de intenções entre as duas instituições com a finalidade de promover intercâmbio técnico-científico e cultural.

Renan explicou que esse tipo de cooperação entre o Senado e a Petrobras pode contribuir para estimular o desenvolvimento institucional e o aperfeiçoamento dos servidores de ambas as instituições. Com o intercâmbio, disse ele, os servidores do Senado poderão participar de cursos e treinamentos patrocinados pela Petrobras e vice-versa. Essa troca de experiência, disse Renan, reverterá em benefício de ambas as instituições e contribuirá para a melhora dos serviços prestados pelos servidores.

- A dinamização da economia, com geração de renda e emprego, exige agentes públicos qualificados e flexíveis. Quando assinamos o protocolo, buscamos dar respostas satisfatórias ao cidadão pela melhoria da qualidade dos serviços - salientou Renan.

Renan Calheiros disse também que o intercâmbio com a Petrobras poderá contribuir para o enriquecimento do debate legislativo, uma vez que os servidores do Senado poderão participar de fóruns e seminários sobre questões relacionadas à matriz energética brasileira, modelos de regulação, segurança jurídica para os investimentos em petróleo, entrou outros temas.

Para o presidente da Petrobras, o acordo com o Senado vai permitir à instituição o acesso aos cursos e treinamentos oferecidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) sobre processo legislativo. Gabrielli disse que o intercâmbio possibilitará realizar a tradução dos interesses nacionais em ações legislativas.

- A colaboração entre o conhecimento técnico específico da Petrobras, que é capaz de transformar uma riqueza do subsolo em uma riqueza para a vida, e a capacidade de gestão, de articulação e de procedimentos e regulamentos do Senado á a contribuição para o povo brasileiro - afirmou Gabrielli.

Participaram ainda da solenidade de assinatura do acordo o 1º secretário do Senado, senador Efraim Morais (PFL-PB); o diretor-geral, Agaciel da Silva Maia; o diretor da consultoria legislativa, Sérgio Francisco Pires de Oliveira Penna; o diretor da Secretaria de Recursos Humanos, João Carlos Zoghbi; e a diretora da Secretaria da Biblioteca, Simone Bastos; além de diretores e servidores da Petrobras.



11/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Convênio facilitará intercâmbio técnico e científico entre Senado e Ministério das Minas e Energia

Parlamento de Moçambique e Senado iniciam entendimento para intercâmbio técnico

Senado assina convênio com o BC para intercâmbio de cursos

Brasil e Reino Unido discutem intercâmbio científico e tecnológico

Parceria Brasil-Holanda lança novo edital de intercâmbio científico

Edital promove o intercâmbio científico entre pesquisadores brasileiros e alemães