Senado autoriza empréstimo para compra de equipamentos destinados ao tratamento e diagnóstico de câncer



O Senado aprovou mensagem da Presidência da República (MSF 244/06) que autoriza o governo a contratar empréstimo junto ao DF Deutsche Forfait S.R.O., no valor de US$ 3,074 milhões, para aquisição de equipamentos hospitalares destinados ao tratamento de câncer e à realização de diagnósticos por imagem e por endoscopia. A compra tem como objetivo dotar de infra-estrutura de alta tecnologia 50 unidades hospitalares no país.

Segundo o relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Osmar Dias (PDT-PR), os recursos para a compra dos equipamentos serão fornecidos pela empresa MDS Nordion Inc., no âmbito do Programa de Modernização Gerencial e Reequipamento da Rede Hospitalar. Ele acrescentou que os equipamentos reduzirão as despesas com internação em R$ 28,4 milhões.

A matéria foi votada a pedido dos senadores Romero Jucá (PMDB-RR), Romeu Tuma (PFL-SP) e Aloízio Mercadante (PT-SP), que alertaram sobre a importância de melhorar a infra-estrutura dos hospitais públicos brasileiros. Segundo Mercadante, se o Senado não autorizasse a contratação do empréstimo até o final dessa legislatura, a proposição seria arquivada, inviabilizando a aquisição dos equipamentos.

Durante a discussão da matéria, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) registrou que somente tentou obstaculizar a votação da mensagem presidencial por falta de esclarecimentos. As informações fornecidas por Mercadante e Jucá foram suficientes para ele concordar com a apreciação do pedido de empréstimo.

- O governo, ao enviar esta mensagem, poderia ter sido mais claro, mais sintético, e até mesmo ter anexado um avulso detalhando a matéria para os parlamentares. Espero que, além de curar o câncer de algumas pessoas, esses equipamentos também curem o câncer da corrupção que, infelizmente, durante esse ano fez morada no Ministério da Saúde - ironizou Heráclito.



21/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


AUTORIZADO EMPRÉSTIMO PARA COMPRA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS MÉDICO-HOSPITALARES

Publicada portaria que padroniza diagnóstico e tratamento de câncer de ovário

Vanessa elogia lei que obriga SUS a iniciar tratamento de câncer até 60 dias após diagnóstico

Senado faz discussão sobre diagnóstico precoce de câncer em crianças e adolescentes

Senado promove audiência sobre diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil

Senado decide se autoriza empréstimo para a Bahia