Senado autoriza STM a preencher cargos de juízes militares



O Senado aprovou nesta terça-feira (16) projeto de iniciativa do Superior Tribunal Militar criando condições mais flexíveis para o preenchimento das funções de juízes militares dos Conselhos Especiais e Permanentes da Justiça Militar.

Relator da matéria, o senador Osmar Dias (PDT-PR) considerou o projeto eficaz, observando que ele será importante nas Circunscrições Judiciárias Militares, que enfrentam escassez de pessoal habilitado.

O projeto foi aprovado com emenda de redação de sua autoria, cujo objetivo, segundo explicou, foi dar mais clareza ao texto. Foi decidido que os juízes militares dos Conselhos Especial e Permanente serão sorteados dentre oficiais de carreira, da sede da Auditoria, com vitaliciedade assegurada.

O projeto estabelece que se recorrerá a oficiais no âmbito de jurisdição da Auditoria, se insuficientes os da sede. Persistindo a necessidade, excepcionalmente, se recorrerá a oficiais que sirvam nas demais localidades abrangidas pela respectiva Circunscrição Judiciária Militar.

16/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério do Planejamento autoriza nomeações para preencher cargos vagos

IBGE e Exército são autorizados a preencher 495 cargos

Senado autoriza envio de militares para treinamento na Argentina

Mesa autoriza Sarney a extinguir cargos no Senado

Aprovada transformação de cargos de juízes no TJDFT

Mais 30 juízes e 880 cargos para novos servidores no TRT de São Paulo