Senado celebra 110 anos de Câmara Cascudo



Os 110 anos do nascimento de Câmara Cascudo, um dos maiores estudiosos do folclore brasileiro, serão celebrados pelo Senado com o lançamento do livro A Casa de Cunhaú, um texto inédito do próprio Cascudo, e do vídeo Dr. Cascudinho - um Provinciano Universal. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (10), a partir das 18h30, na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho.

VEJA MAIS

Com apresentação do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, o livro A Casa de Cunhaú traça a genealogia da família Albuquerque Maranhão e sua importância na formação do Rio Grande do Norte. A história da família no estado está ligada à casa-grande do engenho Cunhaú, localizado no atual município de Canguaretama.

A fundação do engenho, em 1614, teria sido feita pelo pernambucano Jerônimo Cavalcanti de Albuquerque Maranhão. Filho de Jerônimo de Albuquerque, primeiro senhor de engenho de Pernambuco e sobrinho do donatário Duarte Coelho, Jerônimo adotou o sobrenome Maranhão depois de vencer e expulsar os franceses daquela capitania. Ele foi também considerado um dos heróis da guerra contra os índios caetés, pacificador dos potiguares e fundador do Forte dos Reis Magos, em Natal.

Produzido pela TV Senado, o documentário Dr. Cascudinho - Um Provinciano Universal conta a trajetória de Câmara Cascudo. O vídeo - com edição e direção do jornalista Maurício Melo Júnior e produção de Márcia Torres - foi montado a partir de depoimentos de Daliana Cascudo, neta do escritor e coordenadora do Memorial Câmara Cascudo; do professor Diógenes Cunha Lima, biógrafo de Cascudo; do escritor Tarcísio Gurgel; e do próprio Câmara Cascudo.

Luís da Câmara Cascudo nasceu em Natal no dia 30 de dezembro de 1898 e morreu na mesma cidade, em 30 de julho de 1986. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, foi como pesquisador dehábitos e costumes do brasileiro que Câmara Cascudo ficou conhecido. Lançou mais de 150 livros, entre eles o Dicionário do Folclore Brasileiro, que o destacou como folclorista em âmbito mundial. Escreveu ainda Rede de Dormir, História da Alimentação no Brasil e Nomes da Terra.

Da Redação / Agência Senado



10/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado reverencia a memória de Câmara Cascudo, falecido há 25 anos

Senado homenageia Luís da Câmara Cascudo

Senado prestará homenagem a Câmara Cascudo e Lei Maria da Penha

Dilma celebra os 25 anos da constituição na Câmara

Garibaldi participa de homenagem a Câmara Cascudo

Câmara Cascudo, o narrador do folclore brasileiro