Senado celebra 400 anos do nascimento de Padre Antônio Vieira
O 2º vice-presidente do Senado, Alvaro Dias, abriu há instantes a sessão deliberativa desta terça-feira. A primeira parte da sessão será dedicada a homenagear o padre Antônio Vieira pelos 400 anos de seu nascimento. O requerimento da homenagem é do senador Marco Maciel (DEM-PE).
Um dos mais importantes escritores da Língua Portuguesa, Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa em 6 de fevereiro de 1608, tendo se mudado com a família para Salvador, no Brasil, em 1614. Aos 27 anos, ordenou-se sacerdote jesuíta, mas mesmo antes já pregava seus primeiros sermões: o Sermão do Quarto Domingo da Quaresma, o Sermão XIV do Rosário e o Sermão do Nascimento do Menino Jesus foram proferidos em 1633, quando tinha 25 anos.
Padre Antônio Vieira deixou vasta obra literária, composta, sobretudo, pelos seus célebres sermões, nos quais criticou a escravidão, defendeu os judeus e exortou brasileiros e portugueses a lutarem contra os invasores holandeses em Pernambuco. Ele faleceu em 18 de julho de 1697, aos 89 anos.
Mais informações a seguir
04/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado celebra 400 anos do nascimento de Padre Antônio Vieira
Reportagem da TV Senado registra 400 anos de nascimento de Padre Antônio Vieira
José Sarney lembra os 400 anos do nascimento de padre Antônio Vieira
Senado homenageia Padre Antônio Vieira nesta terça-feira
LOBÃO HOMENAGEIA PADRE ANTONIO VIEIRA
Heloísa vai lembrar o "Sermão do Bom Ladrão", do padre Antonio Vieira