Senado comemora 40 anos do Serviço Geológico do Brasil
O Senado tem sessão especial na terça-feira (10/11), às 10h, para comemorar os 40 anos de fundação do Serviço Geológico do Brasil - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). O requerimento solicitando o evento é do senador João Pedro (PT-AM).
Presidida por Agamenon Bezerra de Menezes, a CPRM é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, destinada a cuidar do Serviço Geológico do Brasil. Sua missão é gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do país.
Ao sugerir a homenagem, João Pedro lembrou que a instituição, fundada em 15 de agosto de 1969, tem prestado relevantes serviços ao país. "Nesses 40 anos de existência, a empresa tornou-se um dos maiores patrimônios do povo brasileiro, em razão do desempenho conquistado nesse setor", destacou o senador.
O parlamentar conta que, inicialmente, a empresa se dedicou à prospecção e pesquisa de minérios, mas logo ampliou suas atividades para três importantes áreas: geologia e recursos minerais, compreendendo mapeamentos geológicos, geoquímicos, geofísicos e prospecção mineral; recursos hídricos, envolvendo levantamentos hidrológicos e hidrogeológicos; e geodiversidade, abrangendo os levantamentos e estudos multidisciplinares direcionados à gestão territorial e áreas de riscos naturais.
O quadro de pessoal da empresa é, atualmente, de 1.180 funcionários. Desse total, cerca de 500 são geólogos, hidrogeólogos, engenheiros hidrólogos e engenheiros de minas. Um terço desse pessoal, segundo informa a empresa, tem mestrado ou doutorado.
A CPRM conta com infraestrutura operacional instalada em todo o país, constando de oito superintendências regionais em: Manaus (AM), Belém (PA), Recife (PE), Goiânia (GO), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Essas unidades são executoras dos projetos, onde se concentra a maior parte da capacidade operacional da instituição.
Além dessas unidades, a empresa conta com estruturas operacionais menores, localizadas em Porto Velho (RO), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). Tem ainda três núcleos de apoio em Natal (RN), Cuiabá (MT) e Criciúma (SC), além de três centros de treinamento, em Apiaí (SP), Morro do Chapéu (BA) e Caçapava do Sul (RS). A sede política da empresa é em Brasília e o escritório central fica no Rio de Janeiro.
06/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney abre homenagem aos 40 anos do Serviço Geológico do Brasil
Nível dos rios da Amazônia está subindo, revela Serviço Geológico do Brasil
Sarney destaca papel do Serviço Geológico na identificação de riquezas minerais
Senado comemora 50 anos do Comício das Reformas, na Central do Brasil
MG comemora os 65 anos de extensão rural no Brasil
Sessão comemora 120 anos do Jornal do Brasil