Sarney abre homenagem aos 40 anos do Serviço Geológico do Brasil



O presidente do Senado, José Sarney, abriu sessão especial para comemorar os 40 anos de fundação do Serviço Geológico do Brasil - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). O requerimento solicitando o evento é do senador João Pedro (PT-AM).

VEJA MAIS

Presidida por Agamenon Bezerra de Menezes, a CPRM é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, destinada a cuidar do Serviço Geológico do Brasil. Sua missão é gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do país.

Ao falar durante a homenagem, João Pedro lembrou que a instituição, fundada em 15 de agosto de 1969, tem prestado relevantes serviços ao país. O parlamentar explicou que, inicialmente, a empresa se dedicou à prospecção e pesquisa de minérios, mas logo ampliou suas atividades para três importantes áreas: geologia e recursos minerais, compreendendo mapeamentos geológicos, geoquímicos, geofísicos e prospecção mineral; recursos hídricos, envolvendo levantamentos hidrológicos e hidrogeológicos; e geodiversidade, abrangendo estudos multidisciplinares direcionados à gestão territorial e áreas de riscos naturais.

- Aos 40 anos, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais abre-se para o século 21 incorporando responsabilidade social e ambiental - frisou João Paulo.

A CPRM conta com infraestrutura operacional instalada em todo o país, constando de oito superintendências regionais em: Manaus (AM), Belém (PA), Recife (PE), Goiânia (GO), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Essas unidades são executoras dos projetos, onde se concentra a maior parte da capacidade operacional da instituição.

Além dessas unidades, a empresa conta com estruturas operacionais menores, localizadas em Porto Velho (RO), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). Tem ainda três núcleos de apoio em Natal (RN), Cuiabá (MT) e Criciúma (SC), além de três centros de treinamento, em Apiaí (SP), Morro do Chapéu (BA) e Caçapava do Sul (RS). A sede política da empresa é em Brasília e o escritório central fica no Rio de Janeiro.

Mais informações a seguir



10/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado comemora 40 anos do Serviço Geológico do Brasil

Sarney destaca papel do Serviço Geológico na identificação de riquezas minerais

Sarney participa de homenagem pelos 50 anos de serviço público de Marcos Vilaça

ANTONIO CARLOS ABRE EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE SARNEY

Nível dos rios da Amazônia está subindo, revela Serviço Geológico do Brasil

Sarney abre exposição sobre 80 anos do voto feminino no Brasil