Senado comemora dez anos de São Luís como Patrimônio Histórico da Humanidade
O Senado realizou, na manhã desta quinta-feira (6), sessão especial em homenagem ao décimo aniversário da escolha de São Luís do Maranhão à condição de Patrimônio Histórico da Humanidade. A comemoração foi proposta pela senadora Roseana Sarney (PMDB-MA). Quando governadora do Maranhão, a senadora também foi a autora do projeto que propôs a concessão do título à cidade, aprovado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A decisão da Unesco foi tomada no dia 6 de dezembro de 1997, em Nápoles (Itália), em ato solene que reuniu representantes de mais de cem países. A então governadora Roseana Sarney participou dessa reunião da Unesco.
No Brasil, além de São Luís, apenas Olinda, Salvador, Ouro Preto (MG), Cidade de Goiás (GO) e Brasília detêm o título. Em outros países, cidades como Atenas, Roma,Florença, Veneza e Paris também são consideradas Patrimônio Histórico da Humanidade, entre poucas outras, conforme lembrou a senadora em seu discurso na sessão.
Roseana Sarney disse ainda que, embora parte do centro histórico da cidade tenha sido inscrito no livro de tombo do antigo Departamento do Patrimônio Histórico já em 1955, o seu plano de recuperação só começou a ser executado no final dos anos de 1960. Nessa época, o então governador José Sarney construiu as pontes sobre o rios Bacanga e Anil.
A primeira restauração do casario da Praia Grande ocorreu quando governava o Maranhão o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), lembrou Roseana. O projeto foi retomado pelo então governador Edison Lobão, hoje senador. Nessa época, foi restaurado o Teatro Arthur Azevedo, o segundo mais antigo dos que se localizam em capitais brasileiras.
As organizações ligadas à cultura popular - ritos de origem africana, o Tambor de Crioula, o Bumba-meu-boi, entre outras - são classificados na lista de patrimônio imaterial do Brasil. Roseana Sarney disse que, no seu governo, foram investidos mais de R$ 100 milhões na recuperação da infra-estrutura urbana do centro histórico.
Por sua vez, o senador Edison Lobão (PMDB-MA) lembrou que o Maranhão foi um dos estados mais importantes do Império, do ponto de vista econômico e político. O Maranhão, disse o senador, chegou a emprestar dinheiro ao estado de São Paulo - que, observou, até hoje não pagou sua dívida.
Edison Lobão afirmou ainda que é importante recordar que, em 1946, o então governador Sebastião Archer e o senador Vitorino Freire obtiveram junto ao governo federal a inscrição de São Luis e da vizinha Alcântara no Patrimônio Histórico Nacional.
Na sessão especial, representando o Pará, o senador Flexa Ribeiro (PSDB) ressaltou as relações econômicas e culturais entre o seu estado e o vizinho Maranhão. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lembrou, em aparte, que 45% dos habitantes de Roraima nasceram no Maranhão. Por sua vez, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) ressaltou a influência cultural e política do Maranhão sobre Roraima e todo o Brasil.
O senador José Sarney (PMDB-AP), também ex-governador do Maranhão, agradeceu aos senadores que ocuparam a tribuna para homenagear São Luis. Lembrou que também esteve em Nápoles, com sua filha Roseana, durante a reunião da Unesco em que a decisão foi tomada. José Sarney contou que o auditório em que se realizou a reunião estava lotado de maranhenses que quiseram participar do ato histórico.
- São Luís é o maior conjunto colonial do mundo português. Durante 80 anos, os portugueses dominaram os mares e difundiram sua influência cultural, criando uma arquitetura que restou em várias partes do mundo como representação da cultura portuguesa no tempo em que eles viveram a aventura dos mares. Mas foi em São Luís que foi deixado o mais extenso conjunto que o homem preservou - disse o senador.
José Sarney lembrou ainda o papel dos franceses e dos holandeses na história da cidade de São Luis.
- Foi nas costas dos negros escravos que trabalhavam nas plantações de algodão e de outros produtos que se produziu a riqueza que construiu a cidade de São Luis - concluiu.06/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado comemora dez anos de São Luís como Patrimônio Histórico da Humanidade
São Luís pode perder título de Patrimônio Histórico da Humanidade, adverte Epitácio Cafeteira
Tião Viana parabeniza São Luís como Patrimônio da Humanidade
Marco Maciel destaca os 25 anos de Olinda como Patrimônio Cultural da Humanidade
Marco Maciel destaca os 25 anos de Olinda como Patrimônio Cultural da Humanidade
Paulo Octávio comemora data em que Brasília foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco