Senado comemora os 35 anos de criação do Prodasen



Os 35 anos de criação da Secretaria Especial de Informática (Prodasen) foram comemorados nesta terça-feira (27), em sessão especial no Plenário do Senado. O 1º secretário, senador Efraim Morais (DEM-PB), ao falar durante a homenagem, lembrou que o Prodasen foi um dos pioneiros no uso e na aplicação de instrumentos de tecnologia da informação no setor público brasileiro.

- O avanço obtido pelo Senado deve-se, principalmente, ao uso inteligente de tecnologia da informação desenvolvido pelo Prodasen - salientou Efraim Morais, ao enfatizar que o órgão "representa um orgulho para o Senado".

O objetivo principal do Prodasen - criado em outubro de 1972 - é prover e gerir soluções de tecnologia da informação e de comunicação para o Senado. Atualmente, o Prodasen administra uma rede de 6.600 pontos, com 125 máquinas servidoras, que abrigam 253 aplicações instaladas, 68 terabytes de armazenamento em disco e 320 terabytes em fita. No total, são mais de 70 km de fibra ótica espalhados por toda a área do Senado.

Exemplo

Para um Plenário lotado de diretores, funcionários e ex-funcionários do Prodasen, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) - que já foi 1º secretário do Senado e que também ajudou a modernizar o órgão - lembrou que a criação do Prodasen fez parte de uma política administrativa criada para dar maior infra-estrutura ao Senado, no sentido de contribuir para o aperfeiçoamento e a agilização dos trabalhos da Casa. Emocionado, Tuma afirmou que o Prodasen, a exemplo de outros órgãos da Casa, "representa a inteligência do Senado".

O trabalho desenvolvido pelo Prodasen tornou-se indispensável para o bom funcionamento do Senado, disse Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AP), ao homenagear os 35 anos de criação do órgão. Para ele, o Prodasen - "um exemplo para este país" - é um grande parceiro dos senadores no sentido de garantir o bom funcionamento da Casa.

O requerimento para a realização da sessão especial foi apresentado pelo senador José Sarney (PMDB-AP). Ele, no entanto,não pôde comparecer à solenidade por estar em viagem ao exterior.

A sessão contou ainda com a presença do diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, e do diretor do Prodasen, Evaldo Gomes Carneiro Filho.

Exposição

Após a sessão especial, foi inaugurada a exposição denominada "Prodasen: Passado, Presente e Futuro", que relembra a história de mais de três décadas do órgão de informática do Senado. No total, são 20 painéis registrando os principais momentos da instituição, somados a mais 44 painéis que destacam os serviços e os sistemas oferecidos pelo Prodasen ao Senado. A mostra ficará aberta ao público até o dia 9 de dezembro, no Salão Branco, próximo à Chapelaria.



27/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prodasen comemora seus 39 anos de criação

Senado realiza sessão para celebrar 35 anos de criação do Prodasen

Senado comemora 23 anos de criação da Constituição e criação de Amapá, Roraima e Tocantins

Prodasen comemora 32 anos

Prodasen comemora 31 anos de fundação

Prodasen comemora 30 anos e homenageia funcionários