Senado confirma ampliação dos direitos trabalhistas das domésticas
O Plenário do Senado confirmou, nesta terça-feira (26), a ampliação dos direitos trabalhistas garantidos aos empregados domésticos. A PEC 66/2012, conhecida como PEC das Domésticas, foi aprovada por 66 a 0 e segue para promulgação.
Atualmente, o empregado doméstico tem apenas parte dos direitos garantidos pela Constituição aos trabalhadores em geral, entre os quais salário mínimo, décimo-terceiro salário, repouso semanal remunerado, férias, licença-gestante e licença-paternidade, aviso-prévio e aposentadoria.
Com a promulgação da PEC, marcada para 2 de abril, a categoria terá direitos como controle da jornada de trabalho, limite de 8 horas diárias e 44 horas semanais, horas extras, FGTS obrigatório e seguro-desemprego. Parte das mudanças passará a valer imediatamente com a Emenda Constitucional, enquanto outros dependerão de regulamentação para se tornarem efetivos.
A PEC 66/2012 começou a tramitar em 2010 na Câmara dos Deputados, por iniciativa do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB-MT). A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) foi relatora da proposta no Senado. A votação em primeiro turno, na semana passada, teve 70 votos favoráveis e nenhum contrário.
Mais informações a seguir
26/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova ampliação dos direitos das empregadas domésticas
Comissão aprova extensão de direitos trabalhistas para domésticas
Lídice homenageia empregadas domésticas e defende direitos trabalhistas
Plenário aprova ampliação dos direitos das domésticas em primeiro turno
CRE estuda ampliação de direitos trabalhistas em postos no exterior
Aprovada na CAS ampliação de direitos trabalhistas em postos no exterior