Lídice homenageia empregadas domésticas e defende direitos trabalhistas
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) registrou nesta quarta-feira (27) a passagem, nesta data, do Dia da Empregada Doméstica, lembrando que a maior parte da categoria, que engloba 15,8% dos empregos femininos, ainda trabalha na informalidade e está excluída dos benefícios garantidos pela CLT, como o recolhimento do FGTS, aposentadoria e o Seguro-Desemprego. Somente 26,8% da categoria têm carteira assinada.
- Não existe nenhuma outra categoria para a qual o benefício do FGTS seja considerado opcional. Acredito que nós, como legisladores, estamos em dívida com esses trabalhadores e trabalhadoras, que segundo o último levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, representam 15,8% do total da ocupação feminina no país - assinalou.
A senadora também saudou o relançamento da campanha de rádio "Respeito e Dignidade para as Trabalhadoras Domésticas, uma profissão como todas as outras", veiculada em todo o país. Ela disse que é preciso tratar o trabalho igual a todas as outras e que há Congresso Nacional existem vários projetos em tramitação que tratam dessa questão.
Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Cristovam Buarque (PDT-DF) se juntaram à homenagem.
27/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova ampliação dos direitos das empregadas domésticas
Empregadas domésticas ainda aguardam lei que garantirá direitos aprovados há um ano
Ângela Portela quer redução de alíquota do INSS para donas de casa e homenageia empregadas domésticas
Senado confirma ampliação dos direitos trabalhistas das domésticas
Comissão aprova extensão de direitos trabalhistas para domésticas
Áudio | Novos direitos das domésticas não trarão nenhum caos, acredita Lídice da Mata