Senado cria comissão para acompanhar caso de dom Luiz Flávio Cappio



O Plenário aprovou nesta terça-feira (18) a criação de uma comissão temporária externa, a ser composta por cinco senadores, para apresentar solução ao impasse que envolve o bispo católico de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, que há 21 dias se encontra em greve de fome contra o projeto de transposição do Rio São Francisco.

Os integrantes da comissão deverão ser indicados nesta quarta-feira (19) pelas lideranças partidárias, em Plenário. O requerimento para a criação da comissão é do senador José Nery (PSOL-PA).

Ao longo da sessão plenária, a greve de fome de dom Luiz foi lembrada pelos senadores César Borges (PR-BA) e Eduardo Suplicy (PT-SP), além do próprio José Nery, entre outros, que manifestaram apreensão com o estado de saúde do religioso.

Em pronunciamento no início da tarde, César Borges disse que o governo federal deve avaliar o episódio que envolve dom Luiz Flávio Cappio com sensibilidade e sem autoritarismo. O senador baiano lembrou que anteriormente, em outubro de 2005, o religioso promoveu um protesto similar e que o governo, por meio do então ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Jaques Wagner, atual governador da Bahia, ofereceu ao bispo a proposta de aprofundar a discussão do projeto antes do início efetivo das obras de transposição.



18/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes indicam integrantes de comissão que vai acompanhar caso de dom Luiz Flávio Cappio

Criada comissão para acompanhar caso de dom Luiz Cappio, em greve de fome

Crivella critica forma de protesto escolhida por dom Luiz Flávio Cappio

Senado cria comissão para acompanhar calamidade em Santa Catarina

Senado cria comissão de senadores para acompanhar investigações sobre crise no tráfego aéreo

Comissão especial do Senado vai acompanhar caso da prisão de menina com homens