Senado cria comissão para acompanhar calamidade em Santa Catarina



O Senado aprovou nesta terça-feira (25) a criação de uma Comissão Temporária Externa a fim de averiguar a situação do estado de Santa Catarina, atendendo a requerimento apresentado pelo senador Raimundo Colombo (DEM-SC). Após a visita ao estado, a comissão encaminhará sugestão de medidas para minorar os efeitos da situação de calamidade pública decorrente das chuvas ocorridas nas últimas duas semanas.

Raimundo Colombo disse que, em alguns casos, a chuva de um único dia correspondeu ao equivalente a quatro vezes o que deveria ocorrer no mês. Ele assinalou que, até aquele momento, já haviam sido contabilizados 65 mortos, 43 mil desabrigados, oito cidades ilhadas e famílias sem comida, água e luz. No início da noite, a Defesa Civil de Santa Catarina já havia confirmado 84 mortos e 54 mil desalojados e desabrigados.

- Os moradores de Santa Catarina não param de contabilizar os estragos provocados pela chuva, na pior enchente desde 1974, quando 199 pessoas morreram. Em 1984, forma dois mortos e mais de 155 mil desabrigados - lamentou.

O senador disse ainda que, de acordo com a Defesa Civil do estado, os deslizamentos de terra que vêm ocorrendo desde a última sexta-feira, principalmente no Vale do Itajaí, foram os responsáveis pela maioria das mortes. Ele confirmou que pelo menos 1,5 milhão de pessoas (25% da população do estado) foram prejudicadas pelas chuvas e, em Blumenau, os habitantes estão sem o fornecimento de água potável e já há notícia de desabastecimento de alimentos.



25/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado cria comissão para acompanhar caso de dom Luiz Flávio Cappio

Senado cria comissão de senadores para acompanhar investigações sobre crise no tráfego aéreo

Raimundo Colombo faz apelo em favor de cidades atingidas por calamidade em Santa Catarina

Pavan informa que comissão do Senado transferiu ida a Santa Catarina para o dia 11

Casildo Maldaner anuncia visita de comissão de Defesa Civil do Senado a Santa Catarina

MEC cria comissão para acompanhar situação da Gama Filho