Senado debate políticas educacionais contra a violência na primeira infância



O Senado vai discutir, nos dias 28 e 29 deste mês, o desenvolvimento de políticas educacionais destinadas à prevenção da violência na primeira infância. O tema - "Políticas para a primeira infância - quebrando a cadeia da violência" - será abordado na terceira edição do Fórum Senado Debate Brasil, organizado pela Secretaria de Coordenação Técnica e Relações Institucionais do Senado.

O debate tem como objetivo "criar um espaço em que sejam discutidos, em profundidade, as raízes da violência e os possíveis modos de prevenção em nosso contexto sócio-cultural contemporâneo". Com a realização do fórum, os promotores esperam promover uma oportunidade para a elaboração de sugestões de políticas públicas em áreas como saúde, educação, assistência social e cultura.

Senadores e deputados; representantes de Assembléias Legislativas, do Executivo nas áreas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social; da Presidência da República e representantes dos governos estaduais compõem o público-alvo do fórum, além de estudantes e professores universitários das áreas afins, organizações não-governamentais e demais interessados.

Para os organizadores do fórum, as raízes da violência estão intimamente ligadas a diferentes fenômenos de grande complexidade e não há soluções simples a partir de um único campo de estudos. Eles reconhecem, contudo, que os comportamentos violentos têm suas origens nas relações fundamentais de cada indivíduo em seus primeiros anos de vida - da concepção aos seis anos de idade -, nos contextos familiares e culturais definidos.

Programação

De acordo com a programação, o fórum será aberto às 9h30 da quarta-feira (28) pelo presidente interino do Senado, Tião Viana, com a presença dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF). Logo depois, serão abordados temas como a importância da vida uterina e os primeiros anos de vida na prevenção da violência; insegurança afetiva e condutas sociais da primeira infância; estratégias bem sucedidas de atenção ao indivíduo em seus primeiros anos de vida. Às 18h40, haverá o lançamento do livro A Primeira Infância e as Raízes da Violência, do pediatra Antonio Márcio Lisboa, na biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho.

O senador Paulo Paim (PT-RS) conduzirá o segundo dia do fórum - quinta-feira (29) -, quando especialistas tratarão de temas no âmbito das políticas públicas, como direitos humanos, educação, saúde e prevenção da violência. Na segunda parte desse dia de debates, serão ouvidos o senador Marco Maciel (DEM-PE) e especialistas sobre o papel da família na prevenção da violência; a primeira infância e a educação em valores; e estratégias para prevenção da violência. Ao final, será destinado um espaço para apresentações de sugestões que possam levar a propostas concretas para a implementação de políticas e práticas no Brasil.

Para obter maiores informações sobre o fórum e fazer as inscrições, acesse

http://www.senado.gov.br/noticias/forumdebatebrasil/default.asp.



06/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado realiza debate sobre políticas para a primeira infância e prevenção da violência

Participantes do Fórum Senado Debate Brasil defendem políticas para a primeira infância

Começa debate sobre prevenção da violência por meio de ações na primeira infância

Senado debate direitos da criança na 5ª Semana de Valorização da Primeira Infância

CPMI debate políticas de combate à violência contra a mulher

Senadores querem definição de políticas públicas para a primeira infância