Senado debate relevância das mídias digitais na comunicação com o cidadão



O uso das mídias sociais como instrumento para aproximar o Senado dos cidadãos: este é o objetivo do 1º Workshop de Mídias Digitais do Senado Federal, que será realizado na quinta-feira (2) das 9h às 17h, no Plenário 2 da Ala Senador Nilo Coelho, e será mediado pelo diretor da Consultoria Bites, Manoel Fernandes, que também ministrará as palestras "Web 2.0 e as Redes sociais: conceitos e estratégias" e "O jornalismo na web: a indexação de bons conteúdos".

Para Manoel, que conversou com a Agência Senado, as instituições governamentais precisam ser transparentes e compartilhar informações, e as mídias sociais - como o Twitter, o Facebook, o Flickr, blogs, entre outros - são uma alternativa, uma via complementar tanto para levar dados aos internautas quanto para responder suas dúvidas.

- A palavra Senado é buscada no Google em média 400 mil vezes por mês. Melhor que as pessoas recebam informações do próprio Senado. As mídias sociais são o único canal para a instituição responder aos internautas, com informações corretas e seguras - salientou.

Questionado se não pareceria estranho, aos olhos dos usuários da internet, instituições governamentais passarem a ter presença atuante e marcante nessas redes, Manoel Fernandes afirmou que justamente elas deveriam ter sido as primeiras a adotar as ferramentas, de maneira organizada e estruturada, sempre em busca de se aproximar. "A informação quer ser livre", disse, mencionando frase muito difundida que reflete a cultura da web.

Além das palestras com o próprio Manoel, a programação ainda inclui, pela manhã, a palestra "Novas mídias: a comunicação do século XXI", do consultor em mídias sociais Marcelo Coutinho, professor da Fundação Getúlio Vagas; à tarde, será a vez do diretor da empresa de investimentos Ikeway, Fernando Sodré, falar sobre "A comunicação na era da mobilidade". Também ocorrerá um bate-papo com o blogueiro e cantor Léo Jaime.



27/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Evento reunirá especialistas em mídias digitais no Senado

Escola de Comunicação da USP promove debate sobre mídias sociais

Inscrição em workshop gratuito em novas mídias digitais vai até dia 27

Embratur investe em mídias digitais para divulgar destinos turísticos do País

Em palestra no ILB, especialista em mídias digitais aponta para o diálogo direto entre empresas e instituições com o público

SENADO DEBATE COMUNICAÇÃO LEGISLATIVA