Senado deve aderir à campanha 'Igualdade racial é para valer'



O Senado vai aderir à campanha "Igualdade Racial é pra Valer" da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade (SEPPIR), conforme informou nesta quarta-feira (17) a ministra da pasta Luiza Bairros.

Ela se reuniu nesta manhã com o presidente da Casa, senador José Sarney, para convocar o Senado a participar da campanha e "reafirmar o compromisso que o legislativo tem tido com a questão da igualdade racial".

- Nossa intenção é começar com duas iniciativas simples, mas de bastante efeito. Em primeiro lugar, a utilização dos veículos de comunicação do Senado para a divulgação das peças publicitárias da nossa campanha. A segunda delas está relacionada à possibilidade de um convênio com o Instituto Legislativo Brasileiro para que nós possamos oferecer cursos para os gestores de igualdade racial em todo o Brasil - explicou a ministra.

De acordo com Luiza Bairros, o presidente do Senado se mostrou receptivo à proposta apresentada.

- Nós não esperávamos outra coisa. O senador tem tido ao longo de sua vida política uma ligação com essa questão racial - assinalou.

Campanha

Lançada em março, a campanha "Igualdade Racial é pra Valer" tem como objetivo convocar as instituições e todo o povo brasileiro para o combate ao racismo. A iniciativa é motivada pelo Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, instituído em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

- A intenção da campanha é lançar um desafio às pessoas e instituições perguntando o que você tem feito para promover a igualdade racial? - ressaltou Luiza Bairros.

Fundação Palmares

Na presidência da República, José Sarney criou a Fundação Palmares, em 1988, nas comemorações do Centenário da Abolição da Escravatura.

Vinculada ao Ministério da Cultura, a instituição - primeiro órgão federal criado para promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra - também tem a finalidade de formular e implantar políticas públicas que potencializam a participação da população negra brasileira nos processos de desenvolvimento do país.



17/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado adere à campanha 'Igualdade racial é para valer"

Igualdade racial é pra valer

Estatuto da Igualdade Racial começa a valer nesta quarta-feira

Governo lança campanha de conscientização para a igualdade racial

Para ministra, igualdade racial deve ser vista como questão estratégica

Correios aderem à campanha de igualdade racial